6.8
OK
Videojogos

Análise a ‘Scribblenauts Showdown’

Scribblenauts Showdown é o mais recente título da série Scribblenauts, iniciada em 2009 na velhinha Nintendo DS, desta feita lançado para as consolas da última geração. No entanto, este último jogo já pouco tem a ver com a fórmula do original, que era basicamente um jogo de plataformas, mas antes uma série de minijogos que nos põem à prova com diferentes exercícios de coordenação, reflexos e perícia, no caso dos minijogos da categoria “velocidade”, ou o nosso vocabulário, no caso dos jogos da categoria “palavras”. O modo Versus pode ser jogado contra um amigo ou contra a inteligência artificial e é a forma de fazer partidas rápidas com minijogos aleatórios das categorias referidas.

O modo Embate é o mais divertido para jogar com um grupo de até quatro jogadores, simulando uma mistura de jogo de tabuleiro, pelo qual devemos deslocar a nossa personagem, com o auxílio de cartas que vamos biscando no início de cada turno, sendo que a cada jogada somos confrontados com mais um minijogo. O jogador vencedor do desafio ganha o que vinha escrito na carta jogada. É o modo perfeito para passar uma tarde ou noite de chuva na companhia de amigos ou familiares.

Quando já não há muito mais a fazer, temos o modo Caixa de Areia, no qual podemos dar asas à criatividade e editar tudo e todos os que encontramos nos diferentes cenários, retirando-lhes ou acrescentando-lhes adjetivos. Por exemplo, se encontrarmos um “Violinista”, podemos torna-lo um “Violinista limpo” e ele brilhará, ou podemos deixá-lo a dormir, ou ciumento, bastando para isso escrever a palavra desejada. Podemos também roubar-lhe o objeto que carrega, e atirá-lo contra algum inimigo presente no cenário. No entanto, este modo, tal como todos os outros, rapidamente aborrece se não tivermos companhia, pois contrariamente ao Scribblenauts original, Showdown foi mesmo pensado para ser jogado com mais que um jogador.

Pedro Moreira é Reviewer no 8.5Bits | twitter @morenho27 | pedromoreira@8dot5bits.com

6.8
OK

Scribblenauts Showdown

É bastante limitado para um só jogador, mas como Party Game, jogado com um grupo de amigos, Scribblenauts Showdown cumpre a sua tarefa de divertir e apelar ao convívio presencial e não apenas online como tem sido hábito dos videojogos.

Pros

  • Bastantes minijogos.
  • Muito divertido para jogar com um grupo de amigos.
  • O modo Caixa de Areia apela à nossa criatividade.

Cons

  • É aborrecido para se jogar sozinho.
Jogador desde os tempos do Spectrum, aficionado a jogos de Luta, Condução e RPG. Estudou Línguas e Literaturas na Universidade Nova de Lisboa, e Línguas, Literaturas e Culturas na Universidade de Évora. É Professor de Português e Espanhol, e nos (poucos) tempos livres consegue, por vezes, ligar o PC.
Scroll to top