Videojogos

Antevisão – ‘Tennis World Tour’

Foi em plena edição deste ano do Estoril Open que experimentámos, em primeira mão, o mais recente jogo de ténis. Ao mesmo tempo que se trocavam bolas entre adversários nos courts de pó de tijolo do Clube de Ténis do Estoril, também na área disponibilizada pela UpLoad Distribution se disputavam renhidos duelos entre jogadores de PS4.

‘Tennis World Tour’ é a nova aposta da Bigben Interactive para finalmente cobrir uma lacuna no que diz respeito aos videojogos de ténis. Desde 2011, quando saiu o elogiado ‘Top Spin 4’, que não chegava um novo título de respeito ao mercado mas a espera está prestes a terminar. Desenvolvido pelo Breakpoint Studio, que conta na sua equipa com vários antigos responsáveis pelo referido ‘Top Spin 4’, promete trazer a emoção do ténis para a actual geração de consolas e PC.

Pudemos testar a última versão beta do jogo, um pouco mais de duas semanas antes do seu lançamento, e a experiência foi francamente positiva. Fizemos um set com Roger Federer contra a inteligência artificial e, depois de uma primeira adaptação à física da bola e ao timing das pancadas, lá acertamos o nosso jogo e triunfámos no tie-break. De seguida, experimentámos o modo de 2 jogadores e foi igualmente interessante, com muitas trocas de bolas intensas, por vezes decidas com vistosos winners. Num primeiro olhar, a jogabilidade parece boa, conseguimos executar facilmente um assinalável número de pancadas distintas de forma a tentar conquistar cada ponto. É visualmente agradável, com os tenistas a exibirem os seus específicos equipamentos, ténis e raquetes, embora aparentem não existir movimentos característicos dos tenistas que vimos em acção. De referir ainda que o som não nos foi possível analisar, dada a natureza do evento, com vários expositores lado a lado e todos com jogos a decorrer ao mesmo tempo.

O jogo permite-nos escolher entre mais de 30 jogadores reais dos circuitos profissionais ATP e WTA, incluindo o “rei” Federer e outros 5 jogadores actualmente no Top 10, e jogadoras de topo do ranking feminino como Caroline Wozniacki e Angelique Kerber. Há uma boa quantidade de torneios por onde escolher, abrangendo as quatro diferentes superfícies, incluindo Roland Garros.

Como outros modos de jogo disponíveis no produto final, para além das partidas de exibição que experimentámos, podemos também adiantar a existência de um apelativo modo carreira, que combinará jogabilidade com gestão na escolha dos torneios a participar. Haverá também uma “escola de ténis”, que funcionará com uma espécie de tutorial para aprendermos a dominar o vasto leque de pancadas diferentes. Por fim, destacamos o modo multijogador online que deverá permitir, no que até agora era inédito nos videojogos de ténis, jogar na variante de pares com outros 3 jogadores sem ser localmente.

‘Tennis World Tour’ estará disponível para PS4, Xbox One, Nintendo Switch e PC a 22 de Maio, podendo já ser possível efectuar a sua pré-reserva, que garantirá a possibilidade de jogar com a lenda Andre Agassi. E permanecerá disponível para experimentar no recinto do Estoril Open até ao seu final.

Tennis World Tour

Disponível a 22 de Maio
Licenciado em Sociologia. Cinema, música e videojogos são áreas de eleição.
Scroll to top