Destaques

Antevisão – The King of Fighters XIV

Já se passaram quatro anos desde a última entrega da saga The King of Fighters, que teve a sua última encarnação no The King of Fighters XIII, para PS3, e posteriormente também para PC, no Steam. Uma longa ausência, especialmente para os que viveram nos anos 90 do século passado e se habituaram a ter um novo KOF anualmente, de 94 a 2003, para a antiga mas fenomenal Neo Geo. Não é de estranhar que, para os antigos fãs da série, esta nova entrega seja aguardada com alguma expectativa mas que, para muitos dos mais novos, este seja um título que não lhes diz nada.

A história recente da SNK, a companhia que desenvolve o jogo, tem sido conturbada. Depois de um processo de falência em 2000, que levou à aquisição da companhia pela Playmore, sucederam-se os fracassos de vendas e a SNK sobreviveu fabricando Pachinkos, uma espécie de slot machines japonesas. Mas em 2015 um grupo de investidores chineses deu um novo fôlego à companhia e voltou de novo a apostar nos jogos de vídeo, pelo menos até ver, dependendo essencialmente do sucesso de KOF XIV.

The King of Fighters XIV não é o primeiro jogo da saga num ambiente tridimensional, embora com combates a duas dimensões, à semelhança de Mortal Kombat X ou de Street Fighter V. O primeiro foi The King of Fighters Maximum Impact, para PS2, ao qual se seguiu a sua sequela, que na Europa se intitulou The King of Fighters 2006. Ambos foram autênticos desastres de vendas, acima de tudo por causa da sua má jogabilidade.

[youtube id=”Zn5GC-LSwlA” parameters=”https://www.youtube.com/watch?v=Zn5GC-LSwlA&feature=youtu.be”]

Felizmente, este não é o caso de The King of Fighters XIV.  Na versão de demonstração, já disponível na loja da Playstation para descarga, a jogabilidade assemelha-se em tudo à da velhinha Neo Geo. No total, o jogo contará com 48 personagens seleccionáveis, divididos em equipas de três elementos, e mais dois bosses, totalizando os anunciados 50 lutadores.Temos, nesta demo, os modos de treino, tutorial, e versus, com sete personagens à escolha, três velhos conhecidos e quatro novatos: Kyo Kusanagi, o eterno herói da saga, Iori Yagami, o némesis de Kyo, Mai Shiranui, a bela ninja japonesa de trajes reveladores, Sylvie Paula Paula, uma das últimas sobreviventes da sociedade secreta NESTS que protagonizou os King of Fighters 99 a 2001, Nelson, um boxeur, Shun’ei, discípulo do lendário Tung Fu Rue e personagem central da nova história, e King of Dinosaurs, um Wrestler mexicano.

[youtube id=”tCSmyB1kdzc” parameters=”https://www.youtube.com/watch?v=tCSmyB1kdzc&feature=youtu.be”]

As expectativas, para já, são altas. Será desta que a SNK consegue voltar a rivalizar com a Capcom pelo trono dos jogos de luta? Experimentem a demo e julguem por vocês!

[youtube id=”HehefjRlLSA” parameters=”https://www.youtube.com/watch?v=HehefjRlLSA&feature=youtu.be”]

Pedro Moreira é Reviewer no 8.5Bits | twitter @morenho27 | pedromoreira@8dot5bits.com

Jogador desde os tempos do Spectrum, aficionado a jogos de Luta, Condução e RPG. Estudou Línguas e Literaturas na Universidade Nova de Lisboa, e Línguas, Literaturas e Culturas na Universidade de Évora. É Professor de Português e Espanhol, e nos (poucos) tempos livres consegue, por vezes, ligar o PC.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Scroll to top