Destaques

Lenovo apresenta soluções inovadoras HPC na SuperComputing 2016

Para comemorar o suesso em computação de alto rendimento (HPC); a Lenovo(HKSE: 992) anuncia que completou a segunda fase da CINECA – uma fonte de investigação HPC de categoria mundial com capacidade para ser convertida em meio de computação líder em inteligência artificial. A empresa reforçou também a sua posição no âmbito da computação de alto rendimento, mantendo-se como vendedor de soluções #1 na China e tornando-se o #2 no resto do mundo, relativamente ao total de sistemas incluidos na lista TOP500.

Comprometida com a inovação em HPC, a Lenovo apresenta também uma nova geração de soluções que ampliam os beneficios de HPC para um espectro muito mais amplo de utilizadores. Esta nova oferta inclui: Antilles – um OpenSource Graphical User Interface (GUI), que simplifica o sistema de gestão, e o novo Lenovo Distributed Storage Solution (DSS), uma nova família de soluções de Infraestrutura de Armazenamento Escalável por arquivo e objecto de armazenamento.

A fase seguinte da CINECA: a tecnologia Game Changing para investigadores já está disponível online

A primeira fase da CINECA, um consórcio académico, aconteceu em maio de 2016, chegando a 1,7 PFLOPs e convertendo-se no maior Intel Omni-Path Fabric System do mundo. A Lenovo e a CINECA aunciam agora a execução e instalaçao da fase dois, um sistema de nodos 3.600 Intel Xeon Ohi Knghts Landing que está interligado com uma estrutura do Intel Omni-Path de 100Gb, permitingo 6.2 PFLOPs de rendimento.

Apelidada de Marconi pela CINECA, espera-se que desta equipa venha um dos maiores supercomputadores da Europa e que esteja disponível para investigadores, para transformar dados em novas perspectivas através de disciplinas como física, química, astronomia, medicina e planeamento urbanístico. Aproveitando o kit de ferramentas (xCat) de administração Open Source Extreme Cluster/Cloud da Lenovo para gestão de sistema, a solução Marconi da CINECA tem as ferramentas básicas que permitirão converter esta numa das máquinas principais para a aprendizagem e inteligência artificial em todo o mundo.

Compromisso com OpenHPC: expandindo os benefícios de Open Source a mais utilizadores

Um ano depois de se fundir com a OpenHPC como membro fundador, a proposta da Lenovo para uma fórmula xCAT/Confluent baseada em OpenHPC para sistemas de gestão e abastecimento foi aceite pelo consórcio. A Lenovo anuncia também a sua última contribuição para Open Source com um fornecimento inicial de um simples GUI chamado Antilles. O portal gráfico web está assente numa potente suite de software IaaS (infraestrutura como serviço), unido ao melhor software Open Source do mercado, com configurações, complementos e scripts da Lenovo que permitem desfrutar de uma grande quantidade de software pronto a utilizar.

O Antilles foi desenhado para por em marcha e gerir o HPC, big data e fluxos de trabalho numa infraestrutura virtual de forma óptima e transparente, ajustando-se de forma dinâmica ao utilizador e ao datacenter. Foi estruturado para ajudar mais utilizadores a adoptar o OpenHPC, diminuindo o nível de experiência necessário para que possa ser utilizado e se possa tirar partido destas potentes ferramentas. Os benefícios de que até agora apenas podiam desfrutar os grandes utilizadores do HPC, estão a partir de agora desbloqueados para que possam utilizadores de todos os tamanhos lhe possam recorrer.

Ampliando o portfolio de armazenamento da Lenovo: Foundation for Dense Scalable File Storage

A Lenovo anunciou também um novo sistema de discos de alta intensidade para o seu crescente portefólio de armazenamento, o Lenovo D3284 JBOD. A nova caixa de disco 5U 84 proporciona alto rendimento e 12 GB de capacidade com hot swap SSD e HDDs. O resistente e ultra denso D3284 proporciona escalonamento massivo para uma grande variedade de necessidades de armazenamento de dados, incluindo o armazenamento de arquivos de software definido, vídeo vigilância, cópias de segurança e arquivo. Aproveitando tanto o novo JBOD como o já existente portfólio de servidores Lenovo e SAN, a Lenovo introduz Distributed Storage Solution (DSS), uma nova família de soluções de infraestrutura escalável para arquivos de armazenamento segmentado em ambientes de alto rendimento e dados intensivos.

O primeiro lançamento será do Lenovo Distributed Storage Solution para IBM Spectrum Scale (DSS-G), uma implementação de armazenamento definido por software aproveitado o IBM Spectrum Scale™ RAID. O DSS-G proporcionará até 670 HDDs em formato RAID distribuido, que permite aos utilizadores começar com a instalação a partir de algo tão compacto como 22 discos e escalar até 6 Petabytes simplesmente por adicionar outros JBODs e discos.

Esta nova arquitectura acelera o tempo de recuperação 25 vezes mais que a solução actual e é baseada numa grande quantidade de soluções de software comprovada durante 20 anos que proporcionará um rendimento até 40 GB por segundo. O DSS-G combina densidade de alto armazenamento e rendimento I/O com disponibilidade superior, segurança e resistência para arquivo a larga escala, volume de trabalho partilhado de arquivos paralelos, vídeo em streaming e armazenamento na nuvem, tanto híbrida como privada. É esperado que o DSS-G esteja disponível na primeira metade de 2017.

Ao mesmo tempo que os novos JBOD e DSS ampliam o seu portfólio para o máximo rendimento e densidade, a Lenovo anuncia que se tornou no novo distribuidor da Intel Enterprise Edition para o software Lustre, dando aos clientes opções em sistemas de arquivos e topologias. O Lustre já está disponível na acutal família de ofertas San Lenovo S Series.

Demonstrar o alcance global e a flexibilidade para disponibilizar HPC em todas as áreas e para todos os tamanhos

Como resultado do compromisso da Lenovo com o sucesso dos seus clientes, compete-nos partilhar que voltámos a ter uma posição preponderante na lista TOP500. Depois de cinco vezes na lista em questão, os sistemas Lenovo dão agora potência a quase 100 dos maiores supercomputadores do mundo, sendo classificados como o fornecedor #1 na China e o número 2 na lista TOP500 em termos de quantidade mundial. Esta lista inclui clientes em toda a parte e volume de trabalho, tanto em investigação como em negócios. A Lenovo está numa posição única para satisfazer as necessidades dos maiores clientes HPC a nivel global e, além disso, oferece as capacidades e o enfoque necessários para que o HPC seja acessivel para os seus pequenos utilizadores.

Os participantes da SuperComputing 16 vão poder aprender mais sobre a Lenovo HPC, juntamente com estes produtos e soluções, visitando o stand Lenovo, número 2643, que estará aberto durante todo o evento.

 

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Scroll to top