Passatempos

TERMINADO – Passatempo Antestreia – Operação Entebbe

O  8.5Bits e a Pris Audiovisuais têm para te oferecer a possibilidade de assistires à antestreia do filme ‘Operação Entebbe‘.

VENCEDORES

LISBOA
Joana Andreia Pereira Guerreiro
Mariana Ramos Baraças
Bárbara Brito
Ruben Oliveira costa
Lisley Vaz Silva
Patrícia Maria Rodrigues dos Reis Fernandes Lopes
Paulo Jorge Canas Vieira
Mário José Martins Teixeira
Nuno Miguel Nina Martins Rodrigues dos Santos
Carla Sofia Carneiro de Carvalho

PORTO
Simone Nogueira Baptista
Tomás Moutinho Dias
José Daniel Rocha Oliveira
Valdemar Ribeiro Marques Agonia
Jagruti Bhagvanji Thakrar
Gustavo Teixeira Nunes da Silva
Alexandra Fortuna Tavares Ribeiro dos Santos
Joana Isabel Saraiva Domingues
Nádia Raquel da Silva Ribeiro
Susana Maria Correia Mota

Dez anos depois da consagração internacional de Tropa de Elite com a conquista do Urso de Ouro no Festival de Berlin, o realizador brasileiro  José Padilha assina um novo filme, desta vez o thriller político Operação Entebbe (7 Days in Entebbe).

Inspirada em eventos verídicos, o filme retrata a arriscada operação de salvamento de um grupo de passageiros tomados como reféns por terroristas no voo Air France 139, que fazia a ligação de Tel Aviv para Paris, via Atenas, em 1976. Daniel Brühl (Rush – Duelo de Rivais)  e Rosamund Pike  (Em Parte Incerta), encarnam o papel dos sequestradores nesta produção britânica, rodada em três países. Com as negociações a decorrer, 195 passageiros foram libertados mas 107 mantiveram-se como reféns num armazém do aeroporto – 95 judeus com passaportes israelitas e 12 tripulantes do avião, vigiados por 7 terroristas (cinco palestinos, um alemão e uma alemã) e protegidos por soldados de Uganda. A exigência da célula do terror: a libertação de prisioneiros da Frente de Libertação Palestina detidos em Israel e em outros quatro países. Se a libertação não acontecer até ao dia 4 de julho, os terroristas fazem explodir o Airbus com os reféns lá dentro. Israel fingiu negociar, mas em segredo preparou uma operação de resgate minuciosa. No fim da noite do dia 3, quatro aviões militares com cem comandos de elite e uma unidade médica partiram de Tel Aviv para Uganda. Com eficiência e rapidez, os comandos israelitas libertaram os reféns, deixando mortos todos os sete terroristas e cerca de 20 militares locais. A primeira reação do Presidente do Uganda, Idi Amin (Nonso Anozie) foi felicitar as suas tropas por “repelir os invasores”. Dias depois congratulou-se com os israelitas pelo sucesso do resgate e anunciou a intenção de romper com o terrorismo. Eddie Marsan (21 Gramas) interpreta o papel do ministro da Defesa de Israel, Shimon Peres.


O filme mostra o sequestro do avião sob dois pontos de vista: por um lado, mostramos a perspetiva dos terroristas alemães que participaram da ação, como esta perspetiva muda a partir da interação deles com os sequestrados, em particular com o engenheiro de voo Jacques Lemoine (interpretado por Denis Menochet). Por outro lado, mostramos o embate político entre Isaac Rabin (primeiro-ministro) e Shimon Peres (ministro de Defesa) a respeito do que fazer: negociar ou arriscar a vida de uma centena de reféns numa operação de resgate com pouca probabilidade de sucesso. Ao adotar estes dois pontos de vista, o filme critica o terrorismo e mostra que a posição pró-negociação com terroristas, que sempre foi difícil para políticos Israelitas, ficou ainda mais difícil depois do incidente. E sugere que talvez isto tenha afetado a disposição da direita de Israel de negociar com lideranças palestinas, mesmo que elas não estejam envolvidas com terrorismo. E para os espectadores mais atentos, o filme tem ainda uma componente metafórica, inserido nele através de uma peça de balé famosa em Israel – onde os bailarinos se despem de trajes judaicos ortodoxos.- José Padilha, Realizador

Temos 20 convites para a antestreia:

10 convites duplos
Lisboa – Cinemas UCI, El Corte Inglés – Dia 28 de Março, às 21:30h

10 convites duplos
Porto – Cinema NOS, Norte Shopping – Dia 27 de Março, às 21:30h

Para participares só tens de preencher o formulário abaixo (todos os campos são obrigatórios).
Terás de responder corretamente às duas perguntas que te fazemos. 
Participações com respostas incorrectas e / ou em que o participante não tenha preenchido os dados de forma clara, não serão consideradas.
Só é aceite uma resposta válida por concorrente, pelo que não adianta responder ao formulário mais do que uma vez e será apenas considerada válida a tua primeira participação.
Máximo 1 convite duplo por vencedor. Podes participar até às 12h de dia 26 de Março de 2018. Os vencedores serão seleccionados aleatoriamente e divulgados neste artigo e na página do Facebook do 8.5Bits no dia 26 de Março de 2018.
Os vencedores poderão levantar o convite duplo na bilheteira do cinema, no dia da antestreia, a partir das 19h até antes do início da sessão.
Só será aceite uma participação vencedora por passatempo e será obrigatório a apresentação física do documento de identificação (pessoal e intransmissível). 
Não serão entregues convites com apresentação da identificação pessoal por outras pessoas.

PASSATEMPO TERMINADO

NOS CINEMAS A 29 DE MARÇO

O envio da listagem de vencedores para os cinemas é da responsabilidade do distribuidor do filme sendo o 8.5Bits apenas promotor do passatempo. 
Em situações extraordinárias, os vencedores poderão contactar-nos via mensagem privada no Facebook.

Há 8 anos a estudar cinema e técnicas audiovisuais, terminou em 2016 a licenciatura em cinema, estando agora a trabalhar como produtor de conteúdo de vídeo, crítico de cinema e gestor de redes sociais em diversas empresas. Amante de cinema e música, gosta de viajar e aprender coisas novas para aumentar os seus conhecimentos em várias áreas.
Scroll to top