Videojogos

Retrobits – Guardian Heroes

Este mês apresentamos-vos um dos mais queridos jogos da velhinha Sega Saturn e um dos melhores side-scroller beat’em up de sempre: Guardian Heroes. Saiu em 1996 pelas mãos da Treasure e foi, na altura, um dos selling points da consola de 32 bits da Sega.

Guardian Heroes apresenta-se como um jogo de luta de estilo arcade com elementos de RPG, e é isso mesmo que ele é. E é isso que faz deste jogo algo de mágico e especial. Temos ação frenética, como em qualquer Final Fight ou Streets of Rage, mas temos também que fazer escolhas na evolução das personagens, escolhas no caminho a seguir, escolhas nas respostas que damos em alguns diálogos, entre outras. Guardian Heroes destaca-se dos outros jogos do género por ter uma história, que nos é contada em várias partes e da qual vamos juntando fragmentos de cada vez que passamos o jogo e enveredamos por um novo e desconhecido caminho.

Para além do modo história, que nos permite jogar com um amigo, temos o modo arena, para o qual podemos ir desbloqueando as personagens que encontramos na história. Neste modo, Guardian Heroes transforma-se e mais parece uma espécie de Super Smash Bros., com nada menos que cinquenta personagens jogáveis.

Tecnicamente, o jogo era quase perfeito: gráficos coloridos, arte com um estilo anime muito bem feita, sons e vozes convincentes, e uma das melhores bandas sonoras que tivemos o prazer de ouvir no nosso percurso de jogadores. Hoje em dia, podem adquirir o jogo na sua versão da Xbox 360, retrocompatível com a Xbox One, por cerca de 5 euros, uma pechincha. Como se não bastasse, está, neste momento, com 75% de desconto na loja da Microsoft. Pouco mais de um euro por esta maravilha é uma pechincha.

Já agora, só por curiosidade, se por acaso tiverem lá por casa um disco da Saturn perdido, saibam que têm aí algo que até pode ser valioso, pois já se venderam cópias de Guardian Heroes no Ebay por valores interessantes… Isto diz tudo sobre o valor sentimental de Guardian Heroes, e sobre o seu valor como marco na história dos videojogos.

Retrobits é uma rúbrica mensal que tenta recuperar parte da história dos videojogos. Desde grandes sucessos a jóias escondidas, tentaremos deixar-vos neste espaço algumas sugestões de jogos perdidos no tempo.

Pedro Moreira é Reviewer no 8.5Bits | twitter @morenho27 | pedromoreira@8dot5bits.com

Jogador desde os tempos do Spectrum, aficionado a jogos de Luta, Condução e RPG. Estudou Línguas e Literaturas na Universidade Nova de Lisboa, e Línguas, Literaturas e Culturas na Universidade de Évora. É Professor de Português e Espanhol, e nos (poucos) tempos livres consegue, por vezes, ligar o PC.
Scroll to top