9.2
Muito Bom
Videojogos

Teste a ‘FIFA 19’

Eis que, finalmente, chegou a 27ª edição deste simulador desportivo que, por sinal, muito tem dividido as opiniões dos fãs.

Com muitas alterações a nível de jogabilidade, o FIFA 19 traz-nos novas opções de remate e passes que irão estar, em princípio, mais ao alcance de jogadores veteranos e habituados aos controlos. Estas novas opções são muito à base do controlo que se pode dar à bola na altura do remate ou do passe, permitindo assim remates mais em jeito, especialmente quando feitos de fora da grande área. Estes controlos podem tornar-se confusos, pois temos que premir vários botões do comando, num momento em que temos apenas uma fracção de segundo para rematar no momento exacto, o que vai requerer algumas horas de jogo para interiorizar todos os comandos.

O jogo inicia-se logo com uma partida entre PSG e Juventus, como se de uma final antecipada da Champions se tratasse, e desde logo nos mostra toda a beleza gráfica que nos espera. Basta olhar para um detalhe menos importante, como o público, para ver que nada foi feito ao acaso.

“The Journey” – esta opção de jogo conta-nos a história de três personagens: Alex Hunter (personagem principal), um jogador britânico em ascensão, que tem como objectivo chegar ao Real Madrid; Kim Hunter, a sua irmã de 16 anos, que é uma estrela do futebol feminino e se prepara para jogar o campeonato do mundo feminino na França; por último, Danny Williams, que é parceiro de equipa de Alex.
Neste modo de jogo, Alex tem muitas decisões para tomar, decisões essas que irão decidir qual o final. Durante os diálogos serão dadas várias opções de resposta, como responder de forma simpática ou rude, aceitar contratos de publicidade ou não, entre outras. Estas opções devem ser ponderadas ao máximo, pois vão resultar numa melhor ou pior relação com patrocinadores e treinadores.

A outra grande novidade do FIFA 19 é, sem dúvida, a presença da Champions League, devidamente licenciada, pois a Eletronic Arts pagou todos os direitos sobre os nomes dos jogadores e da competição. Quando iniciamos esta opção de jogo, podemos escolher a equipa que queremos representar. Quando iniciamos a partida sentimos que estamos a assistir a um jogo real na televisão, com a musica original de abertura da Champions e as fotos de equipa, tal como na realidade. Os comentários são em inglês e feitos por Derek Rae – ex-comentador da ESPN Europa – e Lee Dixon – ex-defesa do Arsenal. Um ponto negativo que vem sendo recorrente na série FIFA é não ter comentários em português europeu, pelo menos por enquanto, e quem não percebe o inglês terá que se contentar com as legendas. Outro ponto negativo, que também é habitual nesta série, é o facto de os comentários não serem retomados depois de uma situação de ataque, como se houvesse uma quebra naquilo que se estava a comentar, dando a sensação que não há um fio condutor e um contínuo da ação, sendo este um pequeno pormenor a melhorar e que ajudaria, e muito, à sensação de realismo que FIFA 19 pretende transmitir.

Este teste foi realizado na Xbox One, na qual não notámos qualquer problema de quebras no frame rate, provavelmente por causa da resolução dinâmica que a consola da Microsoft aplica mas, segundo consta, as versões de PS4 e PC têm algumas quebras que podem atrapalhar a jogabilidade quando existe uma maior concentração de jogadores no ecrã, em situações como, por exemplo, na marcação de um canto.

Para concluir, podemos dizer que, mesmo para quem não seja grande adepto de simuladores de futebol o que a EA nos oferece desta vez é bastante apelativo: desde os detalhes gráficos, passando pela música e efeitos sonoros, e terminando na variedade de opções de jogo que temos ao dispor, o FIFA 19 poderá ser uma boa aquisição para qualquer colecção, que valeria a pena só pela história que vivemos no modo “The Journey”.

AEK vs Benfica – Parte 1
 

AEK vs Benfica – Parte 2
 

9.2
Muito Bom

FIFA 19

O esperado simulador de futebol com a grande novidade da Champions League.

Pros

  • Champions League
  • Comentadores reais
  • Excelente grafismo

Cons

  • Comentários apenas em inglês
Desde novo ligado a tecnologia e videojogos.Gosta de jogos tipo FPS, RPG e Estratégia. Tem como Hobbies a familia, jogar PC e Xbox, tocar Guitarra.
Scroll to top