8.4
Bom
Videojogos

Teste a ‘Toki Tori’

Toki Tori, para Nintendo Switch, é fruto do revivalismo, pois a sua origem remonta à já arcaica Game Boy Color, há nada mais nada menos que dezassete anos atrás. No entanto, é com estes pequenos jogos que se demonstra que não são necessários gráficos de encher o olho ou bandas sonoras magistrais para cumprir o principal objetivo de um videojogo: divertir-nos. E assim se prova que o que é bem, é sempre bom, é intemporal, apesar de necessitar de alguns pequenos ajustes para melhor se integrar nos tempos modernos.

Esses pequenos ajustes consistem, obviamente, num cuidado tratamento gráfico e sonoro, como não poderia deixar de ser, pois a jogabilidade do original, que era bastante boa, ficou intocada. Nesta versão da Nintendo Switch, Toki Tori apresenta-se em alta definição e a 60 fps, sendo de saudar a possibilidade de gravar pequenos vídeos, de apenas 30 segundos, mas que apenas se encontra numa reduzidíssima minoria de títulos da consola da Nintendo. O som foi também bastante cuidado, com melodias agradáveis e cristalinas, como se quer na atualidade. Toki Tori pode ser um jogo de plataformas em duas dimensões, mas há que saudar o cuidado técnico com que foi tratado.

A jogabilidade é muito simples mas, ao mesmo tempo, encantadora. Não estamos perante um jogo de plataformas no sentido clássico, pois a nossa personagem não faz algo que é central em qualquer jogo de plataformas: saltar. Toki Tori é, no fundo, um jogo de puzzles, pois em cada um dos mais de oitenta (!) níveis disponíveis o nosso objetivo resume-se a apanhar todos os ovos espalhados no cenário, algo que apenas será possível escolhendo bem o nosso caminho, pois normalmente apenas há uma rota possível para que os apanhemos todos.

Também teremos que fazer uso das habilidades especiais que apanharemos pelo caminho, como construir pontes ou teletransportar-nos para outro ponto do mapa, sempre evitando os inimigos que podem ou não estar presentes em cada nível. A jogabilidade de Toki Tori é o seu ponto mais forte, pois é simples, divertida, adequada para todas as idades, num jogo com uma longevidade excelente, pois a quantidade de níveis diferentes garante horas e horas de diversão. Como se não bastasse, é um dos jogos mais baratos da consola da Nintendo (4,99€, com 10% de desconto até dia 13 de abril), pelo que se vos agrada o género de jogo é uma compra a ter em conta.

Pedro Moreira é Reviewer no 8.5Bits | twitter @morenho27 | pedromoreira@8dot5bits.com

8.4
Bom

Toki Tori

Toki Tori para a Nintendo Switch é um jogo simpático, com uma jogabilidade muito interessante, longevidade fabulosa e aspetos técnicos bem cuidados, especialmente tendo em conta o seu baixo preço.

Pros

  • Jogabilidade interessante.
  • Gráficos e música bastante cuidados.
  • Longevidade.
  • Preço.

Cons

  • A complexidade extrema de níveis mais avançados.
Jogador desde os tempos do Spectrum, aficionado a jogos de Luta, Condução e RPG. Estudou Línguas e Literaturas na Universidade Nova de Lisboa, e Línguas, Literaturas e Culturas na Universidade de Évora. É Professor de Português e Espanhol, e nos (poucos) tempos livres consegue, por vezes, ligar o PC.
Scroll to top