Teste a ‘WipEout Omega Collection’

Um regresso a 1995 à velocidade do 4K!

A PlayStation entrou na minha vida em 1995 com 3 jogos: Crash Bandicoot, Tekken e… WipEout! Sempre gostei de jogos onde a competição pelo mais rápido a terminar a prova é feita de uma forma natural e não estanque. WipEout tinha isso. Fluidez num jogo de corridas. Depois o futurismo. As cidades e texturas de indução de fora de campo, acompanhadas por música tecno que só acabava por alterar o nosso batimento cardíaco e colocar-nos, de facto, dentro de uma das naves.

WipEout será sempre aquele jogo que nos fará mover os braços e o comando em todas as direcções, fazer-nos levantar e sentar no sofá e, tal como os bons jogos de luta, carregar em todas as teclas ao menos tempo, sem deixar de acelerar, na esperança de lançarmos um míssil. Embora isto não melhore a condução, certamente nos faz vibrar a cada corrida.

1995 era assim. Jogos de plataformas, luta e corridas. Agora, em maré de remakes, sequelas e adaptações, WipEout apresenta uma colecção chamada Omega que reúne os conteúdos de WipEout HD, WipEout HD Fury e WipEout 2048, fabricados de raiz para funcionar como máquinas de alto rendimento na PS4 e PS4 Pro (e já sem os developers originais, entretanto extintos). Crash Bandicoot está a chegar também em remake HD. Estamos a viajar para o passado ou o passado quer assumir o controlo do futuro? Regressar aos grandes clássicos dos videojogos é a solução indicada para captar a atenção dos velhos jogadores e dos mais novos?

No caso de WipEout, a resposta é simples: era tão viciante em 1995 quanto o continua a ser hoje. O trabalho gráfico é extraordinário, não por ter as mais polidas das texturas, mas porque o engine viaja a uma velocidade tão grande quanto a de um dos veículos a passar num tapete de impulso. E visualmente, se todas as pistas pintavam de cores os nossos olhos numa visão urbana / futurista, agora sentimos que o 4K nos faz saltar lá para dentro.

No caso de WipEout, a resposta é simples: era tão viciante em 1995 quanto o continua a ser hoje.

Sim – os veículos, modos de jogo e pistas são às centenas, acompanhados de uma banda sonora que, ao ritmo de Rez, nos prepara para o mood de cada corrida. No entanto, se as armas até eram um bom aliado há 20 anos, hoje perdemo-nos nos controlos e acabamos por nunca chegar a perceber bem como disparar para atacar o inimigo. Eu sou um fanático de Crash Team Racing e de Mario Kart, por isso não me importava de fazer a vida negra ao adversário que segue à minha frente.

Não poderemos, no entanto, esquecer que esta é uma colecção e não um jogo apenas. Existem elementos que diferem de título para título, e estes fazem-se sentir directamente na jogabilidade, o que pode atrapalhar até os jogadores mais experientes. Por outro lado, temos um WipEout na PS4 e apenas isso é motivo para não deixar esta colecção passar ao lado.

WipEout será sempre aquele jogo que nos fará mover os braços e o comando em todas as direcções, fazer-nos levantar e sentar no sofá e, tal como os bons jogos de luta, carregar em todas as teclas ao menos tempo, sem deixar de acelerar, na esperança de lançarmos um míssil. Embora isto não melhore a condução, certamente nos faz vibrar a cada corrida.

Ponderação Final
WipEout fará sempre parte da vida dos jogadores, quer seja da dos que estrearam o jogo há 22 anos atrás bem como dos novos jogadores e daqueles que daqui a 20 anos terão um remake para uma resolução ou imersão hoje impensável. É um jogo que quebra gerações e que serviu de precedente para tantos outros. Obrigatório!
Pontos Positivos
  • Grande variedade de pistas, veículos, opções...
  • A banda sonora...!
  • O motor do jogo e o grafismo
Pontos Negativos
  • As diferenças entre os jogos da colecção, misturados
  • Alguns controlos que cujo 'pay-off' não está bem apresentado
8.6
Ótimo
Jogabilidades - 8.5
Grafismo - 9
Banda Sonora - 9.5
Experiência - 8
Voltar a Jogar? - 8
Ponderação Final - 8.5

Esta análise foi-te últil?

0 0

Deixa o teu Comentário

Recuperar a Password

Escreve o teu nome de utilizador ou e-mail. Vais receber um link para criares uma nova password na tua caixa de correio electrónico.

Registar