Teste a ‘Jak and Daxter: The Precursor Legacy’

Os grandes jogos nunca são esquecidos! Jak and Daxter: The Precursor Legacy já está disponível para PS4!

A remasterização de Jak and Daxter: The Precursor Legacy chegou à Playstation 4 a 22 de agosto. Para quem desconhece, este jogo é um original da PS2, que surgiu em 2001 e que também já foi relançado para a PS3 em 2012, e desta forma pode dizer-se que já acompanha três gerações e recusa-se a passar de moda e a envelhecer.

Jak and Daxter é um jogo de plataforma de mundo aberto e faz parte de uma série de jogos Jak and Daxter. Visto a produtora ser a mesma de Crash Bandicoot (original de 1996) é fácil ver algumas referências entre ambos, mais precisamente, as paisagens naturais, o ambiente sonoro, que em vários momentos utiliza baterias e congos e alguns movimentos das personagens.

O objetivo principal do jogo é a recolha das Power Cells, uma espécie de bateria redondas e voadoras com poderes especiais, estas baterias irão permitir avançar nos cenários e desbloquear novos desafios. Além das Power Cells, a personagem deve também recolher outros elementos, tais como;

  • Esferas (parecidas com ovos dourados), as esferas podem ser consideradas as moedas do jogo, sendo depois trocadas por outros objetos;
  • Moscas Exploradoras, a grande maioria estão escondidas dentro de caixas e que dão a possibilidade de adquirir novas Power Cells;
  • Ecos, existem vários de diversas cores, cada um com a sua função, sendo as mais normais de encontrar: as verdes (energia) e azuis (dão-te mais velocidade), mas existe amarelo, vermelho e escuros.

Já ouviste falar da empresa Naughty Dog? Não tenho a mínima dúvida que sim!

Pois esta empresa é simplesmente uma produtora e criadora de grandes jogos a nível mundial, como a saga Uncharted, The Last of Us, Crash Bandicoot, Jak and Daxter, entre outros.

A pergunta pareceu-te estranha? Pois é uma forma de perceberes como um grande estúdio consegue evoluir ao longo dos anos. E tendo como referência Jak and Daxter: The Precursor Legacy, este jogo na atualidade pode parecer um pouco fraco, mas no seu primeiro lançamento (2001) foi muito elogiado pelos críticos, pelos seus gráficos, pelas personagens marcantes, cenários em forma de mundo aberto e outras funcionalidades que à data parecia uma loucura no mundo dos videojogos.

Na minha opinião, é injusto fazer uma comparação desta nova remasterização com os jogos atuais, pois os jogos mais recentes são desde o primeiro momento criados com outras ferramentas, nomeadamente Game Engines, muito mais poderosos capazes de combinar várias camadas de texturas, com iluminação realista, a física que permite criar um sistema de colisões único e até a renderização são bastante diferentes de 2001, mas mesmo assim Jak and Daxter: The Precursor Legacy consegue marcar várias gerações, isto é, cativa novos jogadores e dá a oportunidade aos velhos jogadores de reviver bons momentos.

Nesta versão para PS4 é notória a melhoria de qualidade de imagem (1080p), mas segundo o site oficial da Playstation as novidades passam também pela conquista dos troféus entre outras funcionalidades.

 

 

 

 

Pontos Positivos
  • Mundo Aberto
  • Personagens Marcantes
  • Níveis sem loadings
Pontos Negativos
  • Formas tridimensionais pouco suavizadas
8
Ótimo
Gonçalo Béjinha
Escrito Por
Licenciado em Educação e Comunicação Multimédia / Especialista em Engenharia de Segurança Informática, apaixonado por tudo o que é tecnológico e louco por videojogos.

Esta análise foi-te últil?

1 0

Deixa o teu Comentário

Recuperar a Password

Escreve o teu nome de utilizador ou e-mail. Vais receber um link para criares uma nova password na tua caixa de correio electrónico.

Registar

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.