Teste a ‘Mushroom Wars 2’

Um pequeno grande jogo de estratégia!

Parecem estar de novo na moda os jogos de estratégia em tempo real, mas mais dirigidos a uma nova geração de jogadores. E dizemos isto porque muitos dos RTS que nos têm surgido entre mãos ultimamente baseiam-se na ideia de que as batalhas podem ser curtas, em pequenos mapas, mas trazer a diversão adequada a um público-alvo com as características dos Millenials, procurando acima de tudo rapidez e diversão sem tempo para rodeios. Longe vão os tempos em que uma batalha de horas num mapa gigantesco, como acontecia nos velhinhos Warcraft, Starcraft ou Command and Conquer, poderiam ser consideradas de diversão.

Mushroom Wars 2, do estúdio independente Zillion Whales, é um jogo de estratégia cujos cenários se resumem sempre a um só ecrã, sem possibilidade de fazer scroll no mapa, fazendo lembrar alguns jogos do mesmo tipo festos para sistemas móveis ou para tablets. Nesse cenário, vemos pequenas colónias de seres semelhantes a cogumelos, que os produzem continuamente. Podemos então movê-los para atacar outras estruturas ou deixá-los dentro das nossas, a defendê-las. Se a mecânica do jogo parece simples, o que até é verdade, dominar as estratégias necessárias para ser bem-sucedido pode não ser assim tão linear… É, sem dúvida, um daqueles jogos fáceis de aprender mas difíceis de dominar, o que o torna apetecível tanto para jogadores casuais como para os hardcore.

Tecnicamente, estamos perante um jogo simples, tanto gráfica como sonoramente, o que não significa necessariamente que seja mau nestes aspetos. Os desenhos das personagens e a arte em geral são simpáticos, com um estilo cartoon, ao passo que a música ligeira e os (poucos) efeitos sonoros e vozes cumprem o seu papel, dando o ambiente necessário.

Mushroom Wars 2 brilha ao nível da sua longevidade. A campanha para um só jogador contém uma centena de missões, o que assegura algumas horas de diversão, mas é nos modos multijogador que o jogo ganha uma longevidade invejável, incluindo modos casuais ou com posicionamento em tabelas classificativas globais, o que agrada sempre aos mais competitivos. É difícil não recomendar Mushroom Wars 2 a todos os amantes da estratégia, especialmente aos mais novos, não só pela longevidade e diversão que proporciona, mas também pelo seu preço simpático (14,99€, 13,49€ se comprarem ates de 11 de outubro, isto no Steam.)

Pedro Moreira é Reviewer no 8.5Bits | twitter @morenho27 | pedromoreira@8dot5bits.com

 

Ponderação Final
Um bom jogo de estratégia, escondido por detrás de uma capa de simplicidade extrema. Face ao seu preço reduzido e à diversão que pode proporcionar, é uma compra a considerar.
Pontos Positivos
  • Simples e divertido.
  • O modos multijogador asseguram a longevidade.
  • A campanha é bastante extensa.
Pontos Negativos
  • Tecnicamente, é demasiado simplista.
  • Pode tornar-se repetitivo.
7.7
Bom
Escrito Por
Jogador desde os tempos do Spectrum, aficionado a jogos de Luta, Condução e RPG. Estudou Línguas e Literaturas na Universidade Nova de Lisboa, e Línguas, Literaturas e Culturas na Universidade de Évora. É Professor de Português e Espanhol, e nos (poucos) tempos livres consegue, por vezes, ligar o PC.

Esta análise foi-te últil?

0 0

Deixa o teu Comentário

Recuperar a Password

Escreve o teu nome de utilizador ou e-mail. Vais receber um link para criares uma nova password na tua caixa de correio electrónico.

Registar

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.