Teste a ‘PES 2018’

E finalmente chega a época do ano em que nós jogadores não temos mãos a medir com tantos títulos e tanta variedade de jogos!
Chega então um dos grandes jogos de desporto, produzido pela Konami, o grande, o glorioso (Não o benfica…), o PES 2018, recentemente lançado, a 12 de setembro para todas as grandes plataformas e as suas variantes, PC, Xbox e Playstation.

Um título que dispensa apresentações e que é mundialmente conhecido como PES, mas com o seu nome completo de Pro Evolution Soccer. Este que é sem dúvida um jogos que mais move os fãs do desporto rei, o futebol.

Nesta edição, PES 2018 conta com poucas melhorias mas continua com um rigor de excelência, com a inteligência artificial a responder como é devido e a jogabilidade a destacar-se como nunca antes vista. Podemos contar com textos e comentários totalmente em português, apesar de às vezes parecerem um pouco forçados, são sempre bem recebidos os nossos comentadores de Portugal.

Os modos de jogo são praticamente os mesmos, com as principais competições a nível mundial e com especial destaque para a Liga Europa, Liga dos Campeões, Liga dos Campeões Asiáticos e o myclub, sendo este último modo de jogo o que permite explorar o grande potencial do jogo, através de contratações de jogadores, treinadores, ganhar pontos e personalização sem limites da equipa e todos os elementos que interagem com a equipa.

Na minha opinião, um dos pontos que apesar de não ter grande importância no core do jogo, mas que tem impacto na forma como acedemos e navegamos, são os menus, são muito semelhantes em relação ao ano anterior, como comprovam as seguintes imagens.

Por um lado para que já conhecia pode estranhar não ver nenhuma alteração, por outro lado não vai perder tempo a procurar o que pretende, é sempre difícil agradar a gregos e a troianos. lol

Na minha opinião, PES continua a ter graves problemas com as licenças, pode parecer confuso para muita gente, mas sem dúvida que a razão é devido ao dinheiro exigido pelos clubes (Direitos de imagens e afins…) e as exclusividades que outras marcas possam ter adquirido, dificultam à Konami este pequeno mas muito importante toque de afinação no jogo, mais precisamente o nome dos clubes, dos jogadores, os emblemas, entre outros pequenos detalhes que nós jogadores gostamos de ver.

Uma das surpresas que a Konami disponibilizou aos fãs que fizeram a pré-reserva, estando disponível no modo myclub, é o velocista Usain Bolt, este que sempre sonhou pisar os campos de futebol na vida real.

Em suma, PES 2018 deu o pontapé de saída na direção certa, mantendo-se fiel à sua exigência na jogabilidade e modos de jogo.

Pontos Positivos
  • Textos e Comentárioss em português
  • Melhorias no controlo da bola
  • Variedade nos modos de jogo
  • Duração
Pontos Negativos
  • Poucas melhorias/ novidades
  • Interface demasiado semelhante à do lançamento anterior
8.8
Ótimo
Jogabilidade - 9.2
Grafismo - 8.7
Audio - 8.8
Storytelling/Experiência - 7
Voltar a jogar - 10
Ponderação Final - 9.2
Gonçalo Béjinha
Escrito Por
Licenciado em Educação e Comunicação Multimédia / Especialista em Engenharia de Segurança Informática, apaixonado por tudo o que é tecnológico e louco por videojogos.

Esta análise foi-te últil?

1 0

Deixa o teu Comentário

Recuperar a Password

Escreve o teu nome de utilizador ou e-mail. Vais receber um link para criares uma nova password na tua caixa de correio electrónico.

Registar

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.