Destaques Videojogos

Teste a ‘Strikers Edge’

Depois de um longo período de espera, eis o grandioso “STRIKERS EDGE”, da produtora Fun Punch chega-nos um maravilhoso produto nacional, com um sistema de combate super competitivo, ativo e inteligente, de referir que este jogo foi o grande vencedor da 1ª edição dos Prémios PlayStation e já está disponível para a PlayStation 4 e Steam.

Como argumentos de defesa para o nosso teste a Strikers Edge podemos dizer que, o que é nacional é bom!

Strikers Edge é o fruto do esforço de uma equipa de jovens talentosos portugueses, este jogo é um bom exemplo de como os portugueses se conseguem destacar em todas as áreas, nomeadamente no mundo dos vídeojogos.

Strikers Edge como referido apresenta um sistema de combate bastante dinâmico, com a inteligência artificial a sobressair em todos os momentos e a testar as nossas capacidades coordenativas como jogadores. Em todas as arenas, os lutadores estão separados, cada um do seu lado da arena, podendo apenas atacar à distância, porém não existem ângulos mortos, ou seja é possível apontar e atacar de qualquer ponto da arena e com variados tipos de ataque e técnicas de defesa, o objetivo de todos os combates é eliminar o nosso adversário num desafio realizado por rounds, ganhar à melhor de duas vitórias.

Ainda como nota positiva à que destacar os gráficos, isto é, apesar de ambientes 2D, todos os pormenores apresentam uma grande complexidade e um equilíbrio gráfico harmonioso e apelativo, com grandes referencias aos jogos retro, Strikers Edge não tem limites sendo um produto repleto de efeitos visuais, acompanhado de um ambiente sonoro eletrizante.

Como apaixonados que somos (equipa 8.5Bits), não podemos deixar de salientar que a nossa equipa teve orgulhosamente a oportunidade de entrevistar a equipa que desenvolveu Strikers Edge.

https://youtu.be/YaFeaR9UcG0

O jogo, que foi apresentado inicialmente como multijogador local, ao longo do seu desenvolvimento, ganhou mais conteúdos e modos de jogo. Strikers Edge, além do modo multijogador local passou a ter multijogador online com cross-play ente PlayStation e PC, e também um novo modo de campanha para um jogador. Desta forma o jogo passará a ter uma longevidade maior e a permitir aos jogadores treinarem e descobrirem melhor as características de cada guerreiro.

Outra novidade é ainda o facto de existir localização em várias línguas, nomeadamente em coreano e chinês para o mercado asiático, onde já está assegurada a distribuição do jogo.

Apresentamos-te as oito personagens jogáveis e as quatro arenas existentes neste título da Fun Punch Games, cada uma com as suas habilidades e armas únicas.

Personagens

Valquíria – Eir Eir é filha do frio. Alvo de grandes injustiças ao longo de toda a sua vida, Eir encontrou numa floresta perto de sua casa um cristal Godsblood, que a transformou numa criatura com poderes incríveis: a Valquíria. Alimentada pelo Espírito da Justiça, Eir procurou Gea, uma deusa que a ajudará a castigar todos os seres malévolos que colocam em risco a paz mundial. Eir é equilibrada e um personagem fácil de escolher. O seu ataque de carga liberta uma gigantesca lança. Com a sua habilidade especial ela consegue incendiar os trilhos para danificar o inimigo. O conjunto de habilidade de Eir é baseado na utilidade. Quando Eir se defende com sucesso, ela recupera uma pequena quantidade de vida.

Espartano – Argalus Depois do General Gnaeus trair o Império Laurentius pela Democracia, o centurião espartano Gnaeus foi enviado para trazer o traidor de volta. Depois de uma longa busca, Argalus caiu numa emboscada e o seu exército foi dizimado. Deixado à morte, encontrou um cristal Godsblood vermelho que lhe concedeu o Espiríto da Vingança. Argalus controla os seus inimigos com o escudo: o seu ataque de carga liberta um escudo que faz ricochete nos muros e obsetaculos, atordoando os inimigos. Pode ainda usar o seu ataque especial para explodir o escudo no momento exato. O conjunto de habilidades de Argalus é baseado no ataque. Quando Argalus bloquia com sucesso, recebe um bónus de defesa temporário.

Bárbaro – Urgul Urgül das Steppes era um poderoso chefe de uma tribo até ser desafiado por um homem chamado Ursus. Mal ele sabia que este homem tinha na sua posse o Espírito da Força. Este guerreiro tinha uma força enorme mas Urgül conseguiu vencê-lo. Ursus concordou em passar-lhe o Espírito. Agora, Urgül vagueia pelo mundo como muitos antes dele, em busca de desafios para saciar a sua vontade de lutar. Urgül não se limita a atirar facas, possuindo também uma luva com uma corrente para agarrar os seus oponentes. Depois, usando o seu ataque especial, Urgül puxa o inimigo, reduzindo-lhe as defesas por um curto espaço de tempo. Esta combinação torna-o um personagem muito difícil de usar, apesar de poderoso. Especialmente útil em modos 2vs2. O conjunto de habilidades de Urgül é baseado no ataque. Quando Urgül bloqueia com sucesso, ganha um bónus de velocidade temporário.

Arqueiro – Lael A jovem Laël de Wyldfolk testemunhou desde muito cedo a destruição da natureza pelo Homem. Um dia, a natureza resolveu vingar-se, encarnando um urso que atacou um grupo de lenhadores, tendo ficado mortalmente ferido no ataque. Laël presenciou a morte do urso e recebeu o seu espírito. O Espírito da Natureza. Com o seu arco, flechas e espírito de fogo, Laël é uma perigosa controladora de área: com o seu tiro carregado, ela arremessa o seu explosivo espírito de fogo. Enquanto recarrega o seu ataque, ela consegue usar o seu especial para dividir os projeteis em várias direções. O conjunto de habilidades da Laël é baseado em ataque. Quando Laël bloqueia um ataque com sucesso, ganha um bónus temporário de velocidade.

Cavaleiro – Galad Devido a um acidente à nascença, a vida Galad von Richenstein sempre foi uma batalha. Transformando a dor em orgulho, Galad utilizou o Espírito do Orgulho para matar o próprio irmão. Forçado a fugir, o cavaleiro começou uma nova vida como mercenário em busca de sacrifícios que atenuem o seu sofrimento. Galad joga de forma mais tática. Com menos mobilidade mas com ataques poderosos, o cavaleiro tem uma poderosa lança que arremessa os inimigos contra os obstáculos e muros, criando oportunidade para mais ataques. A sua habilidade especial liberta uma descarga elétrica sobre a lança. O conjunto de habilidades de Galad é baseado no ataque. Sempre que Galad bloqueia com sucesso, recebe um bónus temporário de defesa.

Viking – Bjerg A perda da família quase levou Bjërg à loucura. Apesar de ter conseguindo a sua vingança, aniquilando os autores do massacre que o deixou órfão, a dor da perda não desaparece. Ao encontrar o cristal Bjërg Godsblood, Bjërg recebeu um novo espírito – o Espírito da Dor, que o guiará pelas Montanhas de Skydream, na luta para ressuscitar a sua família. Bjërg vai direto ao assunto. O seu ataque de carga atira dois machados. O seu ataque especial junta os dois machados num poderoso ataque. O conjunto de habilidades de Bjërg é baseado no ataque. Quando Bjërg bloqueia um ataque com sucesso, ele recebe um bónus temporário de ataque.

Feiticeira – Tamsin Assustada com a iminência da sua morte, a feiticeira Tamsin começou a pesquisar sobre conhecimentos arcanos, magia negra e necromancia. Um dia, achou que tinha encontrado a solução para o seu problema, mas invocou um Netherfiend, um demónio demasiado poderoso. Tamsin perdeu o controlo dos acontecimentos, e viu-se obrigada a fugir para uma Ilha vulcânica. Foi nesta ilha que Tamsin encontrou um cristal Godsblood, a única possibilidade de derrotar o Netherfiend e atingir a imortalidade. Controlando a magia arcana, Tamsin invoca feitiços de fogo e gelo em todos os tipos de terreno. Tamsin utiliza o seu ataque de carga para criar maiores danos, misturando vários elementos e descobrindo novas combinações. O conjunto de habilidades de Tamsin é baseado na utilidade. Quando Tamsin bloqueia um ataque com sucesso, recupera uma pequena quantidade de vida.

Ninja – Haru Haru tinha um amor proibido com a protegida do Shogun Akio. Quando foi descoberto, sentiu-se humilhado e totalmente desprovido de honra. Ao perceber que o suicídio não lhe devolveria a honra que acabara de perder, Haru deixou a sua casa e vagueou pelo mundo, acabando por encontrar um cristal de Godsblood, e com ele o Espírito da Vergonha. Ao tomar conhecimento da existência de seres capazes de o matar, nas Montanhas de Skydream, Haru partiu numa jornada incansável em busca da sua penitência, e de uma última batalha, que lhe permita morrer com honra. Haru traz o corpo-a-corpo para a arena de jogo. O seu ataque de carga solta um kunai que poderá prender um inimigo e provocar danos extras através da sua habilidade especial. O conjunto de habilidades de Haru é baseado no ataque. Quando Haru bloqueia com sucesso, ganha um bónus temporário de velocidade.

Arena

Sacred Tree A Sacred Tree é venerada por todas as pessoas das vilas vizinhas. Acredita-se que o Godsblood existe dentro da árvore, daí a cor avermelhada das folhas.

Kingdom Border O machado partido de Yur domina a vista gelada, as feridas provocadas por ele ainda são visíveis no campo de batalha.

Battleships Presas num combate mortal durante anos, dois navios piratas amaldiçoados vagueiam pelo Nyrshir Sea e a sua tripulação de mortos-vivos é um testamento da sua traição e da potência das águas repletas de Godsblood.

Dead Groove As árvores carregam memórias antigas, sobretudo as de dead groove, recheadas de Godsblood induzido pelo ódio da humanidade e os seus instintos destrutivos.

Strikers Edge tem recebido rasgados elogios nos principais eventos nacionais e internacionais de videojogos, como a E3, a Barcelona Game Lab, a GamesCom, a EGX, a Fun & Serious, PAX, SXSW Gaming, a Lisboa Games Week, entre outros.

Entre as distinções recebidas, destaque para a nomeação para melhor jogo indie na PAX South, em San Antonio, e a presença entre os melhores jogos independentes, nos prémios Gamers Voice Award, na categoria de multijogador no SXSW Gaming 2017 em Austin.

Para mais informações não deixes de consultar o site oficial de Strikers Edge, aqui.

Licenciado em Educação e Comunicação Multimédia / Especialista em Engenharia de Segurança Informática, apaixonado por tudo o que é tecnológico e louco por videojogos.

Deixe uma resposta

Scroll to top