Teste a ‘The Quest for the Big Key’

Uma aventura em 8 bits!

The Quest for the Big Key é um título indie, publicado no Steam pela hOSHI, da autoria de um único desenvolvedor que, esperamos, será em breve entrevistado por nós. Vai buscar a sua inspiração aos jogos de aventuras e RPG da geração das consolas de 8 bits, mais concretamente ao incontornável The Legend of Zelda. No entanto, distingue-se deste por não ter inimigos, nem batalhas, nem qualquer botão de ação, sendo um jogo exclusivamente de exploração, durante a qual evitamos armadilhas e apanhamos itens.

Esta aparente simplicidade do jogo leva-nos a ponderar se não estaremos mal habituados ao facilitismo que pautua a maioria dos jogos modernos. Sim, nos anos 80 era perfeitamente normal os jogos não terem um mapa, nem indicações do caminho a seguir, nem uma lista de controlos a usar, elementos normalmente relegados para os manuais que acompanhavam os jogos. Claro que hoje isso é impensável, mas The Quest for the Big Key apenas nos indica qual o botão em que devemos carregar para iniciar o jogo, logo no ecrã inicial, e dá-nos pequeníssimos fragmentos de texto em placas espalhadas pelas salas que atravessamos. E será talvez esta a característica que, ao mesmo tempo, melhor e pior serve o jogo: melhor, porque mantém mais autêntico e revivalismo criado e lhe dá alguma longevidade; pior, porque facilmente ficamos encravados numa sala e sem pistas para continuar. Supostamente, o jogo deveria ser fácil de completar e adequado a todas as idades, mas na prática, se não encontrarmos a saída de algum sítio, podemos levar horas a olhar para o ecrã sem saber o que fazer, o que nos fará desistir. A duração da aventura rondará uma hora, pelo que é curta, mas foi algo que não comprovámos porque ficámos encravados muito cedo no jogo…

Tecnicamente, não se poderia esperar muito de um jogo inspirado em gráficos e sons dos anos 80: gráficos pixelizados e música repetitiva, até demasiado, com apenas quatro ou cinco acordes. Tem a vantagem de ocupar uns míseros oito megabytes e correr sem problemas em qualquer PC. The Quest for the Big Key encontra-se em acesso antecipado e estará disponível a partir do próximo dia 30 de janeiro.

Pedro Moreira é Reviewer no 8.5Bits | twitter @morenho27 | pedromoreira@8dot5bits.com

Ponderação Final
Uma boa tentativa de recriar os velhos jogos de aventuras e RPG da geração de 8 bits, apesar das falhas apontadas.
Pontos Positivos
  • Faz lembrar jogos como Zelda em consolas de 8 bits.
  • Adequado a todas as idades.
  • Corre em qualquer PC.
Pontos Negativos
  • É demasiado fácil perdermo-nos.
  • A inexistência de saves ou checkpoints.
  • Muito curto.
5
OK
Escrito Por
Jogador desde os tempos do Spectrum, aficionado a jogos de Luta, Condução e RPG. Estudou Línguas e Literaturas na Universidade Nova de Lisboa, e Línguas, Literaturas e Culturas na Universidade de Évora. É Professor de Português e Espanhol, e nos (poucos) tempos livres consegue, por vezes, ligar o PC.

Esta análise foi-te últil?

0 0

Deixa o teu Comentário

Recuperar a Password

Escreve o teu nome de utilizador ou e-mail. Vais receber um link para criares uma nova password na tua caixa de correio electrónico.

Registar

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.