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Tudo o que precisas de saber esta semana!

Espero que as férias estejam a correr pelo melhor, com mais ou menos eclipses (que agora é moda ficarmos a saber de eventos que, todas as semanas, só vão voltar a acontecer daqui a mil anos). E se o Facebook perdeu 123 mil milhões de dólares pelas alterações que tem implementado ao nível da segurança que condicionam a publicidade, espero que comecem a filtrar também aqueles posts de sexta à tarde do pessoal que diz estou de férias! ou só mais cinco minutos e off we go, ou frases semelhantes pois, como não estou de férias, considero as ditas um conteúdo ofensivo.

Mas além disso, há sempre notícias worth sharing. Daí este artigo. Isto é tudo o que precisas de saber esta semana!

Estão abertas as candidaturas à 4ª edição dos Prémios PlayStation® em Portugal

Segundo a PlayStation Portugal, “o talento português volta a ser desafiado pela iniciativa de apoio ao desenvolvimento de videojogos promovida pela PlayStation®. O período de candidaturas à 4ª edição dos Prémios PlayStation® arranca hoje, dia 24 de julho, e termina a 20 de setembro.

Podem concorrer à iniciativa pequenos estúdios, estudantes universitários, jovens programadores e empresas portuguesas que tenham faturado menos de 100.000€ em 2017. Todos os candidatos terão que apresentar uma equipa de projeto composta por, pelo menos, três perfis: game designer, programador e artista.

As melhores propostas serão reveladas durante o mês de outubro e terão oportunidade de apresentar os seus projetos num evento em novembro. O grande vencedor do Prémio PlayStation para o Melhor Jogo, bem como os vencedores das restantes categorias, serão anunciados na cerimónia de entrega dos Prémios PlayStation® em janeiro de 2019.

O vencedor terá oportunidade de ver o seu jogo ser publicado para a PlayStation®4, chegando a mais de 73 milhões de consolas em todo oo mundo.

De realçar que os Prémios PlayStation® arrancaram em Portugal em 2015 e, desde então, já contaram com a participação de mais de 150 projetos. Na primeira edição, o jogo vencedor foi Strikers Edge, do estúdio Fun Punch Games, um frenético jogo de combate multijogador de arcada, no qual os jogadores lutam contra guerreiros anciões. O jogo, altamente aclamado pela crítica nacional e internacional, foi lançado em janeiro deste ano. As duas edições seguintes foram ganhas pela experiência musical em realidade virtual, VRock, e por Out of Line, a aventura épica do pequeno San, respetivamente. Ambos os jogos estão em fase de desenvolvimento.

Os Prémios PlayStation® estão divididos numa categoria principal e seis categorias secundárias:

Categoria Principal:

  • Prémio PlayStation® para Melhor Jogo de 2018;

Categorias Secundárias:

  • Prémio PlayStation® para Jogo mais Inovador;
  • Prémio PlayStation® para Melhor Arte;
  • Prémio PlayStation® para Melhor Utilização das Plataformas PlayStation®;
  • Prémio PlayStation® para Melhor Jogo Infantil;
  • Prémio PlayStation® da Imprensa;
  • Prémio PlayStation® para Melhor Jogo Competitivo Online;

O projeto vencedor do Prémio PlayStation® para Melhor Jogo de 2018 em Portugal terá acesso a:

  • Um prémio monetário no valor de 10.000 € para apoiar o financiamento do desenvolvimento do videojogo
  • Kits de desenvolvimento PS4®
  • Um espaço físico para trabalhar durante 10 meses em Lisboa
  • Publicar o seu videojogo para a PS4® na PlayStation®Store
  • Uma campanha promocional nos canais próprios da PlayStation® no valor de 50.000 €

As candidaturas terão de ser enviadas para o endereço de e-mail premiosplaystation@premiosplaystation.com até ao dia 20 de setembro, e têm que incluir:

  • Um vídeo de apresentação do jogo, com um máximo de 5 minutos de duração
  • O documento de Concept Design (em formato PDF, sem limite de páginas)
  • Os CVs dos membros da equipa

O Programa PlayStation®Talents conta com cinco áreas de atuação distintas:

  • PlayStation®Futuros Talentos: uma iniciativa que tem como objetivo desenvolver o talento de jovens do ensino secundário através da geração de ideias para criar um videojogo.
  • PlayStation®First: um programa de apoio a instituições de ensino superior no desenvolvimento de videojogos, que já funciona noutros países como o Reino Unido, Índia ou Austrália. Este programa fomenta a formação universitária na área dos videojogos, oferecendo aos jovens oportunidades para criar conteúdos para as plataformas próprias da PlayStation®. Atualmente, em Portugal, são parcerias do programa as seguintes entidades: Instituto Politécnico de Leiria (IPL), Escola de Tecnologias Inovação e Criação (ETIC) em Lisboa e no Algarve, e o IADE – Universidade Europeia.
  • Prémios PlayStation®: esta iniciativa promove o desenvolvimento de videojogos de estúdios nacionais e arrancou em Portugal em novembro de 2015. Após 3 edições já foram apresentados mais de 150 projetos. O vencedor na primeira edição do Prémio PlayStation para o Melhor Jogo, Strikers Edge, foi já publicado. VRock (2ª edição) e Out of Line (3ª edição) estão em fase de desenvolvimento para o PlayStation®VR e PlayStation®4, respetivamente.
  • Games Camp: os PlayStation Games Camp são um espaços aberto de criação desenvolvidos pela PlayStation Iberia, onde vários estúdios estão “incubados” a desenvolver os seus projetos de videojogos. Em 2016 foi inaugurado o Games Camp Madrid e em 2017 foi abertos novos espaços em Sevilha, Bilbao e Valência. Em 2018 arrancaram os Games Camp de Málaga, Las Palmas (Gran Canária) e Barcelona.
  • PlayStation®Alianças: nesta área a PlayStation® trabalha com estúdios consolidados, de diferentes perfis e dimensões, de forma a desenvolver jogos e conteúdos exclusivos para a PS4®.

Mais informações sobre como participar em: http://premiosplaystation.com

Google anuncia novidades no Google Cloud Next 2018

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Segundo a Google, “a Inteligência Artificial (IA) é capacitação e a Google pretende democratizar o acesso a este poder a todos e a todos os negócios – do retalho à agricultura, à educação, à saúde, etc. A IA já deixou de ser um nicho no mundo da tecnologia – é a diferenciação entre empresas em todos os setores. A companhia empenhada em proporcionar ferramentas que irão revolucionar negócios. Durante a Cloud Next foram anunciados novos produtos e melhorias em tantos outros para atingir este objectivo:

  • Cloud AutoML Vision, Natural Language, e Translation, disponíveis agora em Beta– Actualizações importantes nas nossas APIs principais de Machine Learning. Agora, a API Cloud Vision reconhece letra manuscrita, suporta tipos de arquivos adicionais (PDF e TIFF) e pesquisa de produtos e pode identificar a localização de um objecto numa imagem. Melhorias no Cloud Text-to-Speech, como o acesso multilíngue a vozes geradas pela tecnologia DeepMind WaveNet. No Speech-to-Text, foi incluída a capacidade de identificar o idioma falado e os diferentes intervenientes numa conversa e o reconhecimento multicanal de modo a que seja possível gravar cada participante separadamente.
  •     Melhorias na Dialogflow Enterprise Edition, agora disponível em Beta
  • Uma nova solução – Contact Center AI -, agora disponível em Alpha – O objetivo é capacitar as pessoas dos centros de contacto bem como os clientes que dependem deles. Foi criada uma solução completa com parceiros que inclui o Dialogflow Enterprise Edition, bem como recursos adicionais que são particularmente úteis para contact centers – todos com o compromisso de usar uma abordagem de IA responsável e centrada no ser humano. Foi dado o nome de Contact Center AI. A companhia acredita que ele tem o potencial de elevar todos os aspectos da experiência de atendimento ao cliente, do início ao fim.

G-Suite – Reinventar o trabalho: novas formas de colaborar de forma segura mais simples e inteligente com o G Suite

Na última década, o G Suite amadureceu – da introdução do Gmail e do Google Docs até os avanços mais recentes em IA e Machine Learning que estão a capacitar e a proteger o e-mail. Agora, mais de 4 milhões de empresas estão a pagar e a usar o G-Suite para repensarem a forma como funcionam. Empresas como Whirlpool, Nielsen, BBVA e Broadcom estão entre as muitas que escolhem o G Suite para serem mais ágeis e ligarem melhor as suas equipas e aumentarem a sua vantagem competitiva.

No ano passado, a equipa proporcionou quase 300 novos recursos aos utilizadores do G Suite. Na Cloud Next foram reveladas algumas das novas formas de como as organizações podem usar o G Suite para se concentrarem no trabalho criativo e impulsionarem os seus negócios.

  • Ferramenta de investigação do centro de segurança (disponível no Early Adopter Program para clientes do G Suite Enterprise)
  • Data regions (disponível agora clientes G Suite Business e Enterprise)
  • Respostas inteligentes no Chat de Hangouts (em breve para clientes G Suite)
  • Escrita inteligente (em breve para clientes G Suite)
  • Sugestões gramaticais no Google Docs (disponível a partir de hoje no Early Adopter Program para clientes do G Suite)
  • Comandos de voz no Hangouts Meet hardware (disponível no final do ano para alguns clientes)

Cloud Services Platform: o melhor da Cloud para si

Na última década – desde que a computação na nuvem se tornou mainstream – este conceito conquistou os corações e as mentes de programadores e de empresas em todos os lugares. Mas para a maioria das organizações de TI, a cloud ainda é apenas um vislumbre do que poderia ser – ou do que deveria ser. Na Cloud Next, a companhia partilhou a visão da Cloud Services Platform, uma família integrada de serviços cloud que permite aumentar a velocidade e a confiabilidade, melhorar a segurança e a governança. A Cloud Services Platform traz os benefícios da Cloud, independentemente de onde a empresa tem instalada a sua infra-estrutura – hoje ou no futuro.

A Cloud Services Platform coloca todos os seus recursos de TI numa estrutura consistente de desenvolvimento, de gestão e de controle, automatizando tarefas de baixo valor e inseguras em toda a infraestrutura local e do Google Cloud. Especificamente, foram reveladas as seguintes novidades:

  • Service mesh: disponibilidade do Istio 1.0 em open source, Managed Istio, e Apigee API Management para Istio
  • Computação Híbrida: GKE On-Prem com multi-cluster management
  • Policy enforcement: GKE Policy Management
  • Ops tooling: Stackdriver Service Monitoring
  • Serverless computing: GKE Serverless add-on e Knative, an open source serverless framework
  • Developer tools: Cloud Build

A Google Cloud revelou no segundo dia do evento anual Cloud Next várias actualizações em diferentes serviços de análise de dados e IA Cloud que visam tornar a IA mais simples e útil e disponibilizá-la a empresas e programadores.

–       BigQuery ML, agora disponível em versão beta. O BigQuery ML coloca o poder da análise preditiva ao alcance de milhões de utilizadores mesmo aqueles sem experiência em ciência de dados. Ao trazer o ML para onde os clientes têm os seus dados, o BigQuery ML ajuda os clientes a criar e a implantar rapidamente modelos. Eles podem correr modelos em escala em grandes conjuntos de dados podendo fazer tudo usando comandos SQL simples.

–       Novos Cloud TPU v3 e Cloud TPU Pod, ambos disponíveis em alpha.

–       Uma nova parceria com a Iron Mountain.

No segundo dia do Google Cloud Next, foram ainda anunciados dois novos produtos destinados a ajudar os clientes no desenvolvimento e implementação de dispositivos inteligentes conectados em escala. Ao nível de segurança e de modo a ajudar as empresas a estarem protegidas a Google volta a revelar novidades e melhorias nos serviços cloud:

Tornando a Cloud IoT mais inteligente –

 Dois novos produtos destinados a ajudar os clientes no desenvolvimento e implementação de dispositivos inteligentes conectados em escala. O Edge TPU é um novo chip com foco na IoT e o Cloud IoT Edge é um software que amplia o recurso de AI da Google Cloud para gateways e dispositivos conectados. Juntos permitem que os utilizadores criem e treinem modelos de Machine Learning na cloud e os executem em dispositivos Cloud IoT Edge por meio do acelerador de hardware Edge TPU. Adicionar mais inteligência e velocidade serão fundamentais no desenvolvimento de redes de IoT – como cidades inteligentes e nos transportes  por exemplo.

Segurança: Utilizando a liderança na segurança Cloud para ajudar a manter os negócios protegidos –

Em março, foram anunciadas mais de 20 melhorias de segurança para ajudar a manter as organizações protegidas. Hoje foram reveladas mais novidades:

  • Chave de segurança Titan, disponível agora para os clientes Cloud e, em breve, para a Google Store:
  • VMs protegidas, disponíveis agora em versão beta;
  • Autorização binária, em breve em beta;
  •  Verificação de vulnerabilidades do registo de container, em breve em beta;
  • Cloud Armor geo-based access control, disponível agora em versão beta;
  • Cloud HSM, em breve em beta; Ferramenta de investigação do centro de segurança do G Suite, disponível agora no programa Early Adopter
  • Regiões de dados G Suite, agora disponíveis de modo alargado

 

MOTELX e Lusófona desafiam jovens a criar jogos de terror

Segundo o MOTELX, “o mundo dos jogos regressa ao MOTELX – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa, desta vez com uma Jam – 48 horas de criação e desenvolvimento de jogos de terror. A iniciativa, em parceria com a Universidade Lusófona, dirige-se a jovens e vai decorrer de 31 de Agosto a 2 de Setembro.

Durante três dias, a Universidade Lusófona irá receber 40 profissionais, estudantes e entusiastas de áreas relacionadas, como ilustração, modelação, música, programação, design, entre outras. O objectivo é criarem jogos multidisciplinares, digitais ou de tabuleiro, que respondam ao desafio apresentado no primeiro dia.
As candidaturas estão abertas a todos e a organização pretende criar um grupo que dê oportunidades a todos. “Tentamos sempre fazer alguma curadoria dos participantes no sentido de criar um grupo heterogéneo de veteranos e principiantes”, explica Wilson Almeida, da Universidade Lusófona.
Para Luís Mata Henriques, do MOTELX, “a associação entre o MOTELX e os jogos acaba por ser natural. São dois mundos que o público do Festival gosta e, por isso, quisemos alargar o espaço dos jogos na nossa programação e tornar o evento mais eclético”.
Os melhores jogos serão, de seguida, apresentados durante o Festival propriamente dito, entre 4 e 10 de Setembro, e um júri selecionará o vencedor, a quem será atribuído um grande prémio. As inscrições podem ser feitas na página http://horrorgamejam.ulusofona.pt/ até dia 27 de Agosto.
Além da Horror Game Jam, o MOTELX vai receber também o “Senta-te e Joga” em palco. O programa de YouTube que recebe convidados especiais para jogar alguns dos melhores videojogos vai subir ao palco do Cinema São Jorge nos dias do Festival, com alguns participantes surpresa e prémios para os membros do público e equipas que participarem nos desafios da noite.
O MOTELX irá decorrer de 4 a 9 de Setembro, numa edição provocadora e fervilhante de surpresas (e segredos) por desvendar. As atividades de warm-up estão marcadas para os dias entre 30 de Agosto e 2 de Setembro.”

Nintendo Labo recebe novo kit a 14 de Setembro

Segundo a Nintendo, “o Kit de Veículos contém materiais para construir uma variedade de projetos Toy-Con, incluindo um carro, um submarino, um avião, um pedal, duas chaves e mais. Insere uma das chaves no carro, submarino ou avião para acederes instantaneamente a uma variedade de divertidos jogos e atividades. Alternar entre veículos é fácil: basta remover a chave de um veículo e inseri-la noutro para passares de piloto de avião a capitão de um submarino.

Stephan Bole, COO/Presidente da Nintendo of Europe, teve a oportunidade de comentar: “O nosso objetivo é colocar sorrisos nos rostos de todos os fãs da Nintendo”, a que acrescentou ainda: “Esperamos que o Nintendo Labo: Kit de Veículos, que permite construir três veículos e jogar com eles em conjunto, apresente a novos jogadores a combinação única de criar, jogar e descobrir.”

 Desde o seu lançamento, em abril, o Nintendo Labo já inspirou espíritos criativos em todo o mundo proporcionando as ferramentas e a tecnologia necessárias para criar acessórios originais e divertidos, jogar com eles e descobrir como a tecnologia da Nintendo Switch pode ajudar a transformar ideias em realidade*.

O Nintendo Labo: Kit de Veículos desbloqueará ainda mais formas de as famílias e os amigos criarem, jogarem e descobrirem em conjunto, permitindo-lhes acelerar em corridas, combater carros equipados com braços extensíveis e explorar um mundo misterioso. Cada veículo conta com os seus próprios controlos e jogadas especiais e com a segunda chave terás a possibilidade de convidar um copiloto para se juntar a ti na tua aventura.

As interações do mundo real com as criações Toy-Con refletem-se imediatamente no jogo para criar uma experiência verdadeiramente envolvente, desde puxar o cordel no carro para fazer um “cavalinho” até premir o botão, no submarino, para lançar um gancho fixante.

Tal como todos os outros kits do Nintendo Labo, o Kit de Veículos inclui a aplicação para a Nintendo Switch que funcionará com os materiais de construção dos Toy-Con incluídos. Poderás divertir-te a criar os Toy-Con, a jogar com eles e a descobrir como funcionam, inventando até novas formas de jogar. Como habitualmente, todos os materiais necessários para a construção dos Toy-Con estão incluídos e não precisarás de recorrer a cola, fita-cola ou tesoura.

As possibilidades do Nintendo Labo: Kit de Veículos tornam-se quase ilimitadas com a Toy-Con Garage. Esta ferramenta de programação interativa vem com todos os kits do Nintendo Labo e oferece uma interface visual simples, assim como tutoriais úteis concebidos para jogadores de todas as idades. Esta “oficina” encoraja-te a fazer experiências com os teus Toy-Con ou a criar os teus próprios designs usando objetos do quotidiano, como copos de papel, autocolantes e fitas. Graças aos seus princípios básicos de tecnologia, podes combinar vários pontos de entrada e saída e dar origem a ações e reações, para inventares novas formas de jogar. Utiliza os Joy-Con para reproduzir sons de guitarra, faz com que vibrem premindo botões ou cria sons de explosão, agitando-os.”

E é tudo!

Férias off we go?

Naahh… cá estaremos todos os dias 😉

Filmmaker, Writer, Champion Gamer, Part-Time Comedian, Aspirant Avenger CrossFitter and Otorhinolaryngologist
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