Destaques

Vencedor da 2ª edição dos Prémios PlayStation® em Portugal será revelado a 19 de Janeiro

A 2ª edição dos Prémios PlayStation® está a chegar ao fim e o vencedor vai ser conhecido no dia 19 de janeiro, no Ministerium Club, em Lisboa. Os dez estúdios finalistas foram selecionados em outubro e tiveram oportunidade de expor os seus projetos na Lisboa Games Week, em novembro.

A cerimónia de entrega de prémios será conduzida pelo grupo humorístico Os Improváveis e, além do Melhor Jogo de 2016, serão também conhecidos os vencedores dos Prémios PlayStation® para Jogo mais Inovador, Melhor Arte, Melhor Utilização das Plataformas PlayStation®, Melhor Jogo Infantil e Prémio da Imprensa.

Os 10 semifinalistas dos Prémios PlayStation® são:

  • An Aztec Tale é o jogo city-builder do estúdio Cake Collective;
  • Team Elaris coloca o jogador numa exploração marinha em Forgotten Shaft;
  • Gateway é a aventura proposta pelos SpellCaster Studios;
  • Os Anomaly Studios desafiam o jogador a voltar a viver com o título Get Alive;
  • Badaguedes põe os jogadores a defender as portas do inferno, em Hellkeeper;
  • Em Krazy Train, de Kiltic Games, terão de tentar ultrapassar todas as barreiras para chegar a horas ao trabalho;
  • Sobreviver no planeta desconhecido de Moonphobia é o desafio do estúdio Lunar Labs;
  • Shutix é o shooter explosivo cheio de adrenalina do Indot Game Studio;
  • Disconnect apresenta a luta de raças alienígenas pelo controlo do planeta Uranus;
  • VRock é a proposta para realidade virtual do Game Studio 78, que torna qualquer jogador numa estrela de rock.

Estes estúdios destacaram-se entre as mais de 50 candidaturas à iniciativa da PlayStation® e o vencedor do Prémio PlayStation® para Melhor Jogo de 2016 em Portugal terá acesso a:

  • Publicar o seu videojogo para PS4® na PlayStation® Network;
  • Kits de desenvolvimento PS4®;
  • Um espaço físico para trabalhar durante 10 meses em Lisboa;
  • Um prémio monetário no valor de 10.000 €;
  • Uma campanha promocional nos canais próprios da PlayStation® no valor de 50.000 €.

Os vencedores serão divulgados ao longo da cerimónia nas páginas oficiais de Facebook  e  Twitter da PlayStation® Portugal, e poderás ver tudo o que se passou na cerimónia no vídeo que ficará posteriormente disponível no canal de YouTube da PlayStation® Portugal.

Os Prémios PlayStation® são uma iniciativa única em Portugal de apoio ao desenvolvimento de videojogos, que desafia jovens portugueses a apresentarem projetos para a PlayStation®4, o que significa que o vencedor poderá ver o seu título a chegar a mais de 50 milhões de utilizadores de todo o mundo.

A primeira edição dos Prémios PlayStation® teve grande sucesso e contou com mais de 50 equipas inscritas. Na grande final, o estúdio Fun Punch recebeu o Prémio de Melhor Jogo e o Prémio da Imprensa com o jogo Strikers Edge. O título, que chegará brevemente ao catálogo da PS4®, é um jogo de combate multijogador, estilo arcada, onde os jogadores têm de combater contra guerreiros anciões.

Os Prémios PlayStation® estão incluídos no programa PlayStation®Talents que tem como objetivo impulsionar a indústria do desenvolvimento de videojogos em Portugal e Espanha, através de várias iniciativas destinadas a apoiar o talento nacional.

O programa PlayStation®Talents conta com cinco áreas de atuação distintas:

  • PlayStation®Futuros Talentos: uma iniciativa que tem como objetivo desenvolver o talento de jovens do ensino secundário através da geração de ideias para criar um videojogo.
  • PlayStation®First: um programa de apoio a instituições de ensino superior no desenvolvimento de videojogos, que já funciona noutros países, como o Reino Unido, Índia ou Austrália. Este programa fomenta a formação universitária na área dos videojogos, oferecendo aos jovens oportunidades para criar conteúdos para as plataformas próprias da PlayStation®.
  • Prémios PlayStation®: esta iniciativa promove o desenvolvimento de videojogos de estúdios nacionais e arrancou em Portugal em novembro de 2015. Neste momento, o projeto vencedor da 1ª edição, Strikers Edge, está a ser desenvolvido para a PS4®.
  • Games Camp: na Factoría Cultural do Matadero de Madrid, numa incubadora de indústrias criativas, estão integradas cinco equipas às quais foram fornecidos kits de desenvolvimento para a PS4®, apoio técnico e legal e uma campanha de comunicação e marketing em meios próprios para apoiar o lançamento de cada jogo. O objetivo é publicar anualmente cinco títulos para a PS4®.
  • PlayStation®Alianças: nesta área a PlayStation® trabalha com estúdios de diferentes perfis e dimensões de forma a desenvolver jogos para a PS4®.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Scroll to top