9
Excelente
Destaques

Análise ao Google WiFi

A Google apresenta o kit de rede Google WiFi. Este kit composto por três dispositivos de rede, com funcionalidades de ponta como dual-band 2.4Ghz e 5Ghz, permite a transmissão de um elevado número de dados, como por exemplo, o streaming de vídeos em 4K. Os equipamentos possuem uma avançada IA incorporada em cada router, podendo esta otimizar as ligações para o exterior, individualmente, analisando todos os dispositivos ligados à rede, assegurando as velocidades da internet para evitar quebras ou poucos fracos através de um sistema mesh (malha), onde os pontos nunca se separam e juntamente tornam o todo mais forte.

Testámos o kit de 3 equipamentos. Em primeiro lugar a configuração é extremamente simples, realizada através de uma aplicação (Android / iOS) para smartphone. Além dos passos iniciais, com esta app podes criar uma rede de convidado (já existentes em routers mais recentes) onde podemos, por exemplo, limitar determinados acessos aos dispositivos que ligam à rede ou mesmo gerar grupos específicos para controlar acessos, úteis no controlo parental. Com esta aplicação é ainda possível fazer testes de velocidade da rede e ver o estado de ligação dos vários pontos / dispositivos Google WiFi (se estão demasiados afastados do router principal e como os posicionar).

No que se refere ao equipamento em si, todos os dispositivos que testámos tinham três portas: 2 entradas RJ45 e uma Type-C ou USB-C. Uma das RJ45 serve para ligação direta ao router que fornece internet (Ligação WAN) e que todos temos em casa e a outra porta RJ45 pode ser utilizada (ou não) para ligações LAN. Por último temos a porta Type-C que é utilizada para ligar o aparelho à eletricidade.

Nunca mais terás de te aproximar do router principal para teres um melhor sinal de internet com o Google WiFi visto que, na grande maioria dos casos, os routers instalados pelas operadoras de internet são fracos (20 a 30 metros) em comparação com a amplificação do sinal dos Google WiFi (40 a 50 metros). Amplificando os sinais com estes novos equipamentos da Google terás poucas ou nenhumas perdas na velocidade da internet em todas as divisões. Além disso, o acabamento é simples e moderno, encaixando-se perfeitamente na decoração da tua casa.

Testámos um kit de 3 mas podes adquirir cada uma das unidades em separado, consoante os espaço onde queres ter uma cobertura total. O Google WiFi já está disponível na Google Store e nas lojas Worten a partir dos 139€ (1 unidade) ou 359€ (pack de 3 unidades).

9
Excelente
Para ter internet em toda a casa sem perdas de sinal.

Pros

  • Excelente capacidade de amplificar o sinal
  • Sinal consistente e sem perdas
  • Configuração muito simples
  • Acabamento moderno e simples

Cons

  • Preço, que pode pesar no momento da decisão
Licenciado em Educação e Comunicação Multimédia / Especialista em Engenharia de Segurança Informática, apaixonado por tudo o que é tecnológico e louco por videojogos.
Scroll to top