Uma das vertentes do cinema que mais me entusiasma é a ascensão do terror japonês, que no final dos anos 90 teve uma exposição mundial que mudou para sempre a forma como vemos o cinema de terror, pelas mãos de Ring, de Hideo Nakata, em 1998 (e entre muitos outros).

Sublinho imediatamente que esta exposição mundial não foi introdutória, mas sim um revival deste cinema para o público internacional, e atingiu uma nova geração de fãs, incluindo eu. Algumas das características mais comuns neste género é a figura feminina amaldiçoada, ou no termo japonês, Noroi, que significa, The Curse, Maldição, termo muito comum na cultura e mitologia japonesa e utilizado desde o início do cinema no Japão, e até mesmo antes, nos teatros Kabuki, teatros clássicos com maquilhagens e guarda roupas elaborados. Aqui, o tema da vida após a morte era muito explorado.

Quem é que não se lembra da aterradora imagem de uma jovem rapariga, com roupas brancas, sujas e estragadas, a sair de dentro da televisão para matar pessoas, e também da sensação de arrasto, ou de espera se preferirem o termo, dos amaldiçoados sete dias, em que o suspense crescente antecede uma cena aterradora num climax histórico.

Antes de me entusiasmar demasiado e começar a deambular sobre este fenómeno, gostaria de introduzir e apresentar uma nova série de artigos exclusiva 8.5 Bits, na qual irei explorar o cinema de terror japonês, que revolucionou a indústria no final dos anos 90. Esta série contará com variadas análises a filmes que tiveram no centro dessa revolução e outros artigos variados.

Como tal, intitularei esta série, As Crónicas do J-Horror.

Sendo Ring o mais famoso franchise desta era de cinema, baseado na obra com o mesmo título, de Koji Susuki, irei começar pela apresentação de uma nova coleção limitada, chamada The Ring Collection.

Lançada pela Arrow Video, The Ring Collection vem apresentar a trilogia original: Ring, de 1998, a sequela Ring 2, e a aterradora prequela Ring 0, onde é contada em detalhe a história da Sadako.

Este universo de Koji Susuki inclui 6 livros, escritos pelo próprio, e diversos outros lançamentos, por outros autores, que incluem nove filmes japoneses, duas séries de televisão, seis adaptações para manga, cinco remakes realizados internacionalmente e dois videojogos.

Ainda, esta edição especial contem diversos conteúdos arquivados que acrescentam imenso à sua exclusividade, e são os seguintes:

  1. Spiral (ou Rasen), o filme de 1998, de George Lida, a sequela perdida e original de Ring, antes da sequela de Hideo Nakata.
  2. Uma restauração 4K de Ring aprovada pelo diretor de fotografia, Junichiro Hayashi;
  3. Apresentações Blu-ray (1080p) da trilogia;
  4. Bandas sonoras em DTS-HD Master Audio 5.1 e PCM 2.0;
  5. Legendas opcionais em inglês;
  6. Múltiplos novos trailers para o franchise;
  7. O vídeo aterrador da Sadako;
  8. Cenas cortadas de Ring 0;
  9. Arquivo de filmagens no set de Ring 0.
  10. O artwork original de Ring nas páginas interiores das capas dos DVDs.
  11. Um novo artwork moderno e alternativo para cada disco e capa.

Para além deste conjunto de conteúdos, The Ring Collection contém sessões documentadas, cheias de histórias, não só de Ring mas também deste fenómeno que decidi explorar, das quais:

  1. Um novo áudio documentário do filme Ring pelo historiador de cinema David Kalat;
  2. Uma entrevista com a crítica de cinema Kat Ellinger, em que esta comenta a carreira de Hideo Nakata;
  3. Áudio documentário do filme Ring 0 pela autora e crítica de cinema Alexandra Heller-Nicholas, assim como um outro documentário exclusivo pela mesma, intitulado Circumnavigating Ring, onde Alexandra desenvolve o tema da evolução do franchise Ring;
  4. The Ring Legacy, uma série de entrevistas com críticos e realizadores de cinema que refletem o impacto de Ring e o seu legado contínuo;
  5. Um documentário muito especial e educativo pelo crítico Jasper Sharp chamado Spooks, Sighs and Videotape, no qual o mesmo resume a história e evolução do fenómeno do J-Horror, desde os teatros Kabuki, que já mencionei, aos anos atuais do cinema de terror japonês.
  6. Um conjunto de arquivos editados com entrevista ao autor destas obras, Koji Susuki, com o título The Psychology Of Fear.

Esta coleção limitada encontra-se disponível na Amazon para encomenda.

Segue o trailer do 20º aniversário do lançamento de Ring.