Uma das minhas ocupações preferidas é descobrir pequenos jogos indie que nos meus olhos se podem transformar em pequenas pérolas. Bem-vindos a debaixo do radar.

 

Hoje venho falar-vos de Children of Morta criado por Dead Mage e publicado por 11 bit studios é um action RPG, hack and slash, com uma história extremamente rica. Neste jogo seguimos a família Bergons que há gerações que guarda o monte Morta, agora com a corrupção do mundo a espalhar-se cabe-lhes a eles tentar parar este mal antigo. Dentro desta extraordinária família de heróis cada membro da família tem um papel, com as suas habilidades únicas e as suas personalidades diferentes.

Tive a oportunidade de experimentar o demo, e devo dizer que ao princípio pensava que era apenas um simples hack and slash em pixel art, mas Children of Morta revelou-se muito mais que isso. Rapidamente nos envolvemos emocionalmente com a família e a sua luta contra a corrupção, desvendado a cada passo mais histórias e segredos.

Os mundos são gerados aleatóriamente e isso faz com que a experiencia seja sempre única, ate porque neste jogo é necessário falhar para conseguirmos prosseguir, e para alem de ser sempre algo novo temos sempre um pouco de história para desvendar. No mundo vamos descobrindo locais onde conseguimos benções que tornam o nosso caminho mais fácil, mas, quando voltamos à mansão dos Bergson estas são perdidas, podendo então com a ajuda do tio Ben e da avó Margaret melhorar as armaduras da família e aumentar os seus atributos principais, e estes sim são permanentes, dando a hipótese de voltar ao mundo agora um pouco mais preparados.

Até a arte que parecia simples ao princípio rapidamente se desvanece para demostrar animações intricas, belas e coloridas e onde cada ser ou lugar é completamente distinto dos outros.

Posso dizer que quando acabei o demo senti um amargo na boca, porque queria mais a evolução era extremamente satisfatória e sentia a necessidade de saber mais sobre a família e as dificuldades que iam encontrado. É um jogo altamente dotado de riqueza, algo que eu nitidamente não estava a espera no dia que decidi experimentar o demo.

 

Children of Morta tem data prevista para Setembro deste ano em PS4, Switch e Steam.

Children Of Morta

Steam