Destaques

Descodificando ‘Os Defensores’ – Vai uma Super-Maratona?

O superpoder da Netflix? Adivinhar o que te apetece ver quando terminas a temporada da tua série favorita, em especial se forem títulos que nunca imaginaste! Por exemplo, um em cada oito espetadores da Marvel Television nunca tinha visto conteúdo baseado em livros de banda desenhada antes de fazer a sua “super” maratona na Netflix1.

Os utilizadores estão a descobrir o caminho para as aventuras de Marvel – Demolidor, Marvel – Jessica Jones, Marvel – Luke Cage e Marvel – Punho de Ferro através de séries tão diversas como são a personalidade de cada um dos elementos do grupo dos Defensores. Mais de 80% dos programas são descobertos através de recomendações da Netflix.

“Na Netflix sabemos que os géneros estão apenas envolvidos numa capa, por isso trabalhamos afincadamente no desenvolvimento dos algoritmos que ajudem os nossos utilizadores a romper com os seus juízos de valor e fazer com lhes seja mais fácil encontrar histórias que gostem, incluindo títulos que a priori pensam que não gostam”, afirma Todd Yellin, vice presidente de produto da Netflix.

Superar o preconceito do género não se limita apenas ao Universo de Marvel. Um em cada cinco fãs de Stranger Things contactaram pela primeira vez com o terror ou sobrenatural ao entrar no Mundo Invertido2. Do mesmo modo, um em cada sete seguidores de Black Mirror era um recém chegado ao género da ficção científica antes de descobrir o lado obscuro da tecnologia3.

Analisando os programas mais vistos4 pelos seus utilizadores, e antes de se “iniciarem” nas séries de Marvel, a Netflix descobriu um padrão interessante que actua como um “portal” de maratonas para o Universo de Marvel.

Anti-heróis e a ambiguidade moral levam a Marvel – Demolidor

As histórias turvas que se desenvolvem pelo lado mais obscuro da vida aumenta a sensibilidade para a figura de Demolidor, tal como as turbulências políticas em House of Cards ou a ténue fronteira da fidelidade familiar que vemos em Bloodline. Também levam até a personagens que são uma mescla entre heróis e vilões como acontece com Walter White em Breaking Bad e o assassino heróico em série Dexter Morgan em Dexter.

Humor acutilante, mulheres fortes e crime obscuro levam a Marvel – Jessica Jones

É o génio acutilante de Jessica Jones que incentiva a sua procura. Assim, séries com humor inteligente como Master of None, Friends ou John Mulaney: The Comeback Kid atraem os espetadores para Jones tal como como histórias protagonizadas por figuras femininas fortes e corajosas como em Orange is The New Black. Série imersas no mundo criminal obscuro como ocorre no documentário de emoção psicológica Making a Murder, também nos leva Jones.

Mundos perigosos e suas terríveis consequências levam os espectadores a Marvel – Luke Cage.

Os programas que expõem o lado obscuro da sociedade, como a polémica sobre a culpabilidade de Amanda Knox e a análise da tecnologia em Black Mirror atraem os espectadores para Luke Cage. O mesmo ocorre com as séries que se desenrolam em mundos obscuros como a cidade de Medellin que nos dá a conhecer Narcos ou Atlanta repleta de zombies que vemos em The Walkind Dead.

Histórias sobre crescimento pessoal conduzem até Marvel – Punho de Ferro

Aquelas séries que nos mostram o desenvolvimento pessoal das suas personagens e o caminho até à idade adulta como Love, Shameless e 13 Reasons Why levam aos espectadores até Dany Rand e a sua evolução desde um rapaz órfão até se converter num lutador contra o crime. O passo de guerreiro a vencedor que vemos em Ultimate Beastmaster também levou inúmeros espetadores até ao famoso “punho de ferro”.

Queres conhecer mais títulos que levaram os utilizadores da Netflix aos mundos de Marvel – Demolidor, Marvel – Jessica Jones, Marvel – Luke Cage e Marvel – Punho de Ferro?!

Marvel – Demolidor Marvel – Jessica Jones Marvel –  Luke Cage Marvel – Punho de Ferro
Bloodline

Breaking Bad

Dexter

Friends

House of Cards

Narcos

Orange Is the New Black

Supernatural

The Walking Dead

Unbreakable Kimmy Schmidt

Friends

John Mulaney: The Comeback Kid

Making a Murderer

Master of None

Narcos

Orange Is the New Black

River

The 100

The Ridiculous 6

The Walking Dead

Amanda Knox

ARQ

Black Mirror

Easy

Narcos

Era uma vez

Shameless

Stranger Things

The Ranch

The Walking Dead

Por 13 Razões

Amy Schumer: The Leather Special

Burning Sands

Dave Chappelle

Grace and Frankie

Love

Shameless

The 100

The Vampire Diaries

Ultimate Beastmaster

 

Metodologia

Utilizadores que nunca viram conteúdo considerado de “super heróis” na Netflix antes de ver uma das séries da Marvel.

2 Utilizadores que nunca viram conteúdo considerado como “terror”  na Netflix antes de verem Stranger Things.

3 Utilizadores que nunca viram conteúdo considerado como “ficção científica” na Netflix até verem Black Mirror.

4 Netflix analisou padrões de visualização de utilizadores que nunca tinham visto conteúdo de “super heróis” antes de verem uma das suas séries de Marvel para identificar quais são os 10 títulos mais vistos em todo o mundo antes de se iniciarem neste género. A análise realizou-se em mais de 40 países entre 2015 e 2017.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Scroll to top