Quando o mal revisita a cidade de Derry, o ‘Clube dos Falhados’ junta-se 27 anos depois, apesar dos seus membros serem já adultos e terem seguido caminhos diferentes.

Quando se pensa numa sequela com os mesmos personagens, mas uns anos mais tarde, é extremamente importante encontrar atores adultos que consigam interpretar todos os detalhes dos pequenos atores. E IT Capítulo 2 não o podia ter feito melhor. Desde o início, com intros muito boas, sem nomes, conseguimos reconhecer os personagens que cresceram e deixaram a sua cidade de Derry, Maine. Todos excepto um, que durante os 27 anos não sossegou até encontrar forma de combater o mal que é Pennywise, o que inclui a ajuda dos seus amigos que regressam à cidade.

Desde o início temos pequenas cenas com os protagonistas e o que fizeram com a sua vida depois de saírem de Derry, Maine. Se acharam graça ao pequeno Richie no primeiro filme (Finn Wolfhard de ‘Stranger Things’) com as suas piadas marotas, vão achar mais graça ainda ao grande Richie, interpretado pelo ator/comediante Bill Hader, e adivinhem no que se torna Richie Tozier quando cresce, 27 anos depois do primeiro filme… um comediante! E Bill Hader consegue fazer justiça à personagem que Finn Wolfhard conseguiu criar.

Sabemos do primeiro filme quais são os problemas com que cada personagem lida no seu dia a dia, e neste filme percebemos que todos eles lidam com exatamente os mesmos problemas 27 anos depois, como se tivessem sido amaldiçoados. Ao deixar a cidade de Derry não deixaram os seus problemas para trás. Podemos pensar serem coincidências, ou simplesmente são a forma de os personagens ficarem satisfeitos e felizes, mas como exemplo dou uma personagem cuja história em Derry e fora da cidade 27 anos depois, consegue representar isto totalmente e muito diretamente deixar-nos a saber que nada mudou desde Derry. Eddie Kaspbrak, interpretado por James Ransone, é visto pela primeira vez a conduzir nas ruas de Nova Iorque a falar ao telemóvel com quem parece ser a sua mãe super protetora, a voz ao telemóvel diz para ter cuidado a conduzir, ter cuidado com isto e com aquilo, tal com a sua mãe lhe dizia. Mas não, não é a mãe de Eddie, é sim a sua mulher. Eddie encontrou o amor da sua vida, que por coincidência é tão protetora com a sua mãe. Assim como os problemas que Beverly tinha com o pai, agora tem com o marido. Como se o ter deixado Derry não significasse que deixaram realmente a cidade. 

Derry está sempre representado nas personagens, quer fisicamente, com as cicatrizes do seu pacto, como com as suas vidas.

Existem imensos flashbacks, para conseguirmos relembrar com eram os personagens. Alguns novos outros continuação do filme anterior, flashbacks para momentos vividos no primeiro filme, mas também para momentos que sucederam à ‘vitória’ do grupo dos falhados. São flashbacks tanto para o espectador como para os protagonistas que depois de saírem de Derry ficaram marcados e esqueceram algumas partes muito importantes dos seus encontros com Pennywise.

PODE CONTER ALGUNS SPOILERS

Não sei se conta como spoiler, mas o autor Stephen King faz um cameo, quando Bill entra na sua loja de relíquias para recuperar a sua antiga bicicleta. E entre os vários momentos ‘King’ temos numa das loucuras que Pennywise cria, Beverly fechada numa casa de banho pública que se enche até ao topo de sangue, com personagens da sua vida a bater à porta e a gritar para a enlouquecer, até que aparece o pequeno Henry Bowers com a frase ‘Here’s Johnny’!

Uma história muito boa e com um final feliz e sem um cliffhanger ou uma necessidade de uma terceira sequela, como tivemos no primeiro filme o pacto que fizeram de voltarem a Derry caso algo acontecesse. A não ser que Andy Muschietti queira realizar o terceiro capítulo… perdeu foi alguns dos protagonistas pelo caminho.

REVER GERAL
IT Capítulo 2
9
Há 8 anos a estudar cinema e técnicas audiovisuais, terminou em 2016 a licenciatura em cinema, estando agora a trabalhar como produtor de conteúdo de vídeo, crítico de cinema e gestor de redes sociais em diversas empresas. Amante de cinema e música, gosta de viajar e aprender coisas novas para aumentar os seus conhecimentos em várias áreas.