Cinema / TV Destaques

Obrigada Stan Lee

By Chan (https://comicnewbies.com/author/comicnewbies/)

Stanley Martin Lieber.

Ou como todos nós o conhecemos, Stan Lee, o pai do Universo Marvel.

Foi escritor, editor, publicitário, empresário, produtor, realizador e ator. Uma inspiração para qualquer pessoa que goste de fantasia, ficção científica e sem dúvida para todos nós que aspiramos um dia ter a nossa arte parte do quotidiano de população mundial.

A maioria de todos nós conhecemos Stan Lee devido ao Homem-Aranha, ao Homem de Ferro, Capitão América, Viúva Negra, Pantera Negra, etc. Pelo menos um herói fez parte da nossa infância e inspirou-nos para fazer algo que gostávamos, para ter confiança e saber enfrentar os nossos medos.

Stan Lee nasceu em Nova York, em Manhattan, nos Estados Unidos da América no ano de 1922. Os seus pais tinham trabalhos normais, o pai era um alfaiate e a sua mãe, dona de casa. Stan Lee não era filho único, o seu irmão Larry também seguiu o mundo da banda desenhada. Era uma família pobre, com uma casa humilde. Sonhava desde jovem tornar-se escritor, e por isso, desde jovem começou a trabalhar em jornais. Em 1939 já era assistente na editora da Timely Comics, na parte da banda desenhada, que mais tarde evoluiria para Marvel Comics. O seu primeiro trabalho publicado foi Captain America e com o tempo, Stan Lee ganhou o amor dos americanos, e mais tarde do mundo, com todos os heróis que criou.

Lee criava os seus super-heróis sempre com defeitos, criando uma proximidade com o ser humano, vulgar. O que era ideal para chegar aos adolescentes que estavam a crescer e poderiam encontrar-se nesses defeitos, e verificar, que realmente poderiam ser alguém mais tarde se lutassem para isso. A Marvel criou um grande engagement com os seus fãs, e também, Stan fazia sempre questão de mencionar a equipa que teria ajudado o desenvolvimento do comic.

Com o tempo as histórias que Stan Lee escrevia começaram a ir mais de encontro com o que acontecia na vida real e a chamar atenção de problemas sociais que importavam para o país, como as eleições, movimento juvenil e a guerra do Vietnam. Em 1967, foi incluído inclusive a primeira personagem afro-americana, sendo que o mais tarde criou-se o Falcão, o primeiro super-herói afro-americano.  Com o tempo apareceu então a(s) Pantera(s) Negra(s). A Marvel começou cada vez mais a receber elogios pelos seus esforços socialmente conscientes.

Com os tempos, o mundo da Marvel começou a crescer para o mundo de cinema e até à atualidade, filmes estes que o Stan sempre fez questão de aparecer como figurante, sendo que aparece em todos os filmes da Marvel. Os Vingadores são dos filmes mais conceituados e conhecidos do século XI.

Stan e Joan (sua esposa) foram casados durante 70 anos, até à morte de Joan. Ela sempre foi conselheira de como ele deveria escrever e ele levava muito em consideração o que ela lhe aconselhava.

Foi um homem incrível que trouxe ao mundo esperança e força. Muitas pessoas se reconfortaram nos comics, ou criaram esperança para um mundo melhor. Porque se um herói/heroína poderia fazer história começando do zero, porque é que qualquer um de nós não pode? Porquê que eu, ou tu, não podemos um dia tornar o mundo nosso?

By Delsdrawing (https://twitter.com/Delsdrawings/status/1062279361624195074)

A imaginação de Stan Lee também sempre foi invejável, ele criou um mundo completamente à parte, vários universos, várias personagens e histórias. Uma verdadeira inspiração de lutarmos pelos nossos sonhos e lutarmos por fazer aquilo que queremos fazer, porque a verdade está na sorte e no esforço. As suas personagens fizeram parte do dia-a-dia de vários adolescentes e adultos e ainda hoje nos confortam quando vamos ao cinema, ou vemos um filme em casa numa sexta-feira à noite, quando chove torrencialmente lá fora.

Com esta publicação, quero dizer-te a ti leitor, que como ele tu também podes chegar onde queres. Que como o Homem-Aranha tu podes tornar-te grande e ser ouvido. Que como o Homem de Ferro, tu podes usar a tua inteligência para algo maior. Como a Pantera Negra, lutares pela tua família. E como em todos os comics, poderás encontrar uma família dentro das personagens e do mundo de Stan Lee.

 

Obrigada pela tua presença na nossa vida.

Obrigada pela tua partilha.

Descansa em Paz e Felicidades por estares com ela de novo.

 

By olivarescfc (https://www.instagram.com/p/BqGKc0eHkAu/)

Writer, poet, student and dreamer.
Scroll to top