Destaques

Prémios PlayStation

A PlayStation® anunciou no passado dia 11 de outubro os 10 melhores projetos candidatos à 2ª edição dos Prémios PlayStation® que passam à fase seguinte desta iniciativa. Os estúdios apurados vão ter a oportunidade de expor os seus títulos na Lisboa Games Week, que vai decorrer de 17 a 20 de novembro, na Feira Internacional de Lisboa (FIL).
Os 10 estúdios que vão passar à próxima fase são:

– Team Elaris, com o jogo de exploração submarina Forgotten Shaft;
– Cake Collective, com An Aztec Tale, um city builder na 3ª pessoa;
– Lunar Labs, com o título de sobrevivência Moonphobia;
– Spellcaster Studios apresenta Gateway, um arcade shooter 3D;
– Indot Game Studio, com o jogo de estratégia e ação Shutix;
– BadaGuedes, com o título de estratégia defensiva HellKeeper;
– GameStudio 78 apresenta novos palcos de música com VRock;
– Kiltic Games Team, com o jogo de plataformas 2D KrazyTrain;
– Anomaly Studios, com GetAlive, um RPG de sobrevivência;
– Disconnect leva os jogadores ao espaço de Uranus.

Estes estúdios destacaram-se entre as mais de 50 candidaturas à iniciativa da PlayStation® e vão apresentar as suas ideias ao júri, à imprensa especializada e a todo o público durante a maior convenção portuguesa de videojogos, entretenimento e tecnologia. O grande vencedor será conhecido em janeiro de 2017, na cerimónia de entrega dos Prémios PlayStation®.
Além da divulgação do talento nacional, a PlayStation® vai estar presente na Lisboa Games Week com um stand de cerca de 1.500m2 e mais de 100 postos de jogo, onde vão estar disponíveis alguns dos jogos que marcaram o ano e muitas surpresas para todos os visitantes, que serão reveladas nas próximas semanas.
Os Prémios PlayStation® são uma iniciativa inédita em Portugal de apoio ao desenvolvimento de videojogos, que desafia jovens portugueses a apresentarem projetos para a PlayStation®4, o que significa que o vencedor poderá ver o seu título a chegar a 40 milhões de utilizadores de todo o mundo.

A primeira edição dos Prémios PlayStation® teve grande sucesso e contou com mais de 50 equipas inscritas. Na grande final, o estúdio Fun Punch recebeu o Prémio de Melhor Jogo e o Prémio da Imprensa com o jogo Strikers Edge. O título, que será lançado ainda este ano na PS4®, é um jogo de combate multijogador estilo arcada onde os jogadores têm de combater contra guerreiros anciões.

Além do acesso às melhores condições para desenvolver um jogo para a PlayStation®4, a equipa de Strikers Edge tem marcado presença em eventos muito importantes da indústria dos videojogos. Os developers foram convidados a apresentar o seu jogo no lançamento do PlayStation®Talents e a estarem presentes nas maiores feiras anuais de videojogos e entretenimento do mundo, como a E3, em Los Angeles, e a Gamescom 2016, em Colónia, Alemanha.

Os Prémios PlayStation® estão divididos numa categoria principal e cinco categorias secundárias:

Categoria Principal
– Prémio PlayStation® para Melhor Jogo de 2016

Categorias Secundárias
– Prémio PlayStation® para Jogo mais Inovador
– Prémio PlayStation® para Melhor Arte
– Prémio PlayStation® para Melhor Utilização das Plataformas PlayStation®
– Prémio PlayStation® para Melhor Jogo Infantil
– Prémio PlayStation® da Imprensa

O projeto vencedor do Prémio PlayStation® para Melhor Jogo de 2016 em Portugal terá acesso a:
– Um prémio monetário no valor de 10.000 € para apoiar o financiamento do desenvolvimento do videojogo
– Kits de desenvolvimento PS4®
– Um espaço físico para trabalhar durante 10 meses em Lisboa
– Publicar o seu videojogo para PS4® na PlayStation®Network
– Uma campanha promocional nos canais próprios da PlayStation® no valor de 50.000 €

Os Prémios®PlayStation estão incluídos no programa PlayStation®Talents que tem como objetivo impulsionar a indústria do desenvolvimento de videojogos em Portugal e Espanha através de várias iniciativas destinadas a apoiar o talento nacional.
O programa PlayStation®Talents conta com cinco áreas de atuação distintas:

PlayStation®Futuros Talentos: uma iniciativa que tem como objetivo desenvolver o talento de jovens do ensino secundário através da geração de ideias para criar um videojogo.
 PlayStation®First: um programa de apoio a instituições de ensino superior no desenvolvimento de videojogos, que já funciona noutros países como o Reino Unido, Índia ou Austrália. Este programa fomenta a formação universitária na área dos videojogos, oferecendo aos jovens oportunidades para criar conteúdos para as plataformas próprias da PlayStation®.

Prémios PlayStation®: esta iniciativa promove o desenvolvimento de videojogos de estúdios nacionais e arrancou em Portugal em novembro de 2015. Neste momento, o projeto vencedor da 1ª edição, Strikers Edge, está a ser desenvolvido para a PS4®.

Games Camp: na Factoría Cultural do Matadero de Madrid, numa incubadora de indústrias criativas, estão integradas cinco equipas às quais foram fornecidos kits de desenvolvimento para a PS4®, apoio técnico e legal e uma campanha de comunicação e marketing em meios próprios para apoiar o lançamento de cada jogo. O objetivo é publicar anualmente cinco títulos para a PS4®.

PlayStation®Alianças: nesta área a PlayStation® trabalha com estúdios de diferentes perfis e dimensões de forma a desenvolver jogos para a PS4®.

Vê vídeo de apresentação aqui:

Pedro Moreira é Reviewer no 8.5Bits | twitter @morenho27 | pedromoreira@8dot5bits.com

Jogador desde os tempos do Spectrum, aficionado a jogos de Luta, Condução e RPG. Estudou Línguas e Literaturas na Universidade Nova de Lisboa, e Línguas, Literaturas e Culturas na Universidade de Évora. É Professor de Português e Espanhol, e nos (poucos) tempos livres consegue, por vezes, ligar o PC.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Scroll to top