A equipa do 8.5bits criou esta nova rubrica -Retrobits – de forma a podermos mostrar alguns dos clássicos que marcaram a infância de alguns e que ainda hoje continuam a ser jogos bastantes apetecíveis.

Retrobits #1 – Warcraft: Orcs Vs Humans

Foi no ano de 1994, que a Blizzard Entertainment lançou aquele que foi dos primeiros jogos de estratégia em tempo real.

O jogo dividia-se em 2 facções, sendo elas os Orcs (Horda) que viviam no mundo de Draenor, e os Humanos (Aliança), que viviam no mundo de Azeroth.

Os Orcs corrompidos pela Burning Legion decidiram invadir Azeroth e é aqui que a épica batalha começa.

Este foi um jogo revolucionário para a sua altura, sendo apenas (que me lembre), o Dune 2, que se podia equiparar a Warcraft pois em cenários diferentes, demonstravam uma mecânica muito idêntica.

O objectivo era através dos camponeses, apanhar os recursos disponíveis como minério e madeira, de forma a poder expandir uma cidade, onde iríamos erguer um exercito para poder atigir o objectivo que nos fosse proposto no nível.

Não foi por acaso que este foi o jogo escolhido para dar inicio a esta rubrica, pois a seguir a Warcraft: Orcs Vs Humans, seguiram-se mais 3 jogos, sendo eles: WarCraft II: Tides of Darkness, WarCraft III: Reign of Chaos e por fim o famoso MMORPG World of Warcraft que é hoje jogado por mais de dez milhões de players no mundo.

Para finalizar, este é sem dúvida um dos melhores jogos do estilo (apesar da idade), e que acredito que faça parte de um Top 3 de muitos players nascidos nos finais dos anos 70 e princípios dos anos 80.