Quando pensamos no catálogo vasto e cheio de qualidade que teve a velhinha Neo Geo, mais conhecida como o Rolls Royce das consolas dos anos 90, tanto pela sua qualidade como pelo seu preço proibitivo, Windjammers não será, decerto, o primeiro título que nos vem à cabeça. Foi há vinte e cinco anos que foi lançado, em 1994, ano em que saíram Art of Fighting 2 e The King of Fighters 94, o primeiro da saga que perdura até hoje, pelo que Windjammers pouco mais foi que uma curiosidade veranil, pois o próprio tema do jogo tem a ver com algo que vemos frequentemente nas nossas praias: os famosos frisbees, ou discos voadores. Assim, e a propósito de estarmos no verão, ressuscitámos Windjammers

Como puderam ver no trailer anterior, a propósito do lançamento para a Switch, Windjammers apostou na nostalgia para ser relançado. No entanto, não acreditamos que apenas os antigos frequentadores dos quase extintos salões de jogos possam gostar de Windjammers, pois descobriu-se, ou melhor, redescobriu-se, uma das maiores potencialidades deste jogo…

O vídeo anterior é de uma competição de e-sports, este jogado na PS4. Sim, inacreditavelmente, um título com vinte e cinco anos ainda é jogado a nível competitivo, algo obviamente potenciado pelas capacidades online das novas consolas, que permitem duelos entre jogadores à distância, e não apenas lado-a-lado. Inclusivamente, fez parte do catálogo do EVO 2018, a mais importante competição de e-sports de jogos de luta, surgindo ao lado de títulos como Tekken 7 ou Street Fighter V.

Podem comprar a versão PS4 / PS Vita por 14,99€ em https://store.playstation.com/pt-pt/product/EP1470-CUSA06173_00-DOTEMUWJCROSSBUY , ou a versão da Switch, pelo mesmo preço, em https://www.nintendo.co.uk/Games/Nintendo-Switch-download-software/Windjammers-1423678.html

Quanto à sequela, Windjammers 2, está planeada para uma data a anunciar ainda em 2019. Por agora, ainda só está confirmado para PC e para Nintendo Switch. Mas, dado o tema do jogo, saberia bem ainda poder jogá-lo na praia este verão, não acham?

Retrobits é uma rúbrica mensal que tenta recuperar parte da história dos videojogos. Desde grandes sucessos a joias escondidas, tentaremos deixar-vos neste espaço algumas sugestões de jogos perdidos no tempo.

Pedro Moreira é Reviewer no 8.5Bits | twitter @morenho27 | pedromoreira@8dot5bits.com